Novos tempos – Novos paradigmas para a educação: Limites e desafios

Autores

  • Marinice Souza Simon PUCRS

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o pensamento e a reação de professores e supervisores diante da necessidade iminente de uma ruptura paradigmática na educação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa da pesquisa viabilizada pelo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas da ação docente no cotidiano escolar. Os resultados indicaram que os sujeitos dessa investigação percebem o descompasso da escola com o mundo, sinalizando para a necessidade de uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática. Contudo, não se vêm como agentes das mudanças preconizadas. Entre os principais teóricos e autores que sustentaram o estudo destacam-se Paulo Freire, Boaventura Sousa Santos, Álvaro Vieira Pinto, Marli André e Cleoni Barboza Fernandes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Simon, M. S. (2012). Novos tempos – Novos paradigmas para a educação: Limites e desafios. Educação Por Escrito, 3(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/12000

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)