Paulo Emílio Salles Gomes e a transformação de crônicas em uma história do cinema brasileiro: os casos do nascimento e da Bela época

Autores

  • Julierme Morais Universidade Estadual de Goiás (UEG).

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2014.2.16994

Palavras-chave:

História. Cinema brasileiro. Nascimento. Bela época.

Resumo

Procuraremos demonstrar como o crítico e historiador do cinema brasileiro Paulo Emílio Salles Gomes, na obra Panorama do cinema brasileiro: 1896/1966 (1966), promoveu a transposição de crônicas do cinema brasileiro para uma história de nossa atividade cinematográfica, sobretudo com relação ao tema do nascimento do cinema brasileiro e ao conceito de Bela época aplicado a determinado período de nossa história cinematográfica.

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Biografia do Autor

Julierme Morais, Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Docente de Teoria e Metodologia da História da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em História pelo programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), instituição na qual também é integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC).

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Publicado

2014-12-04

Como Citar

Morais, J. (2014). Paulo Emílio Salles Gomes e a transformação de crônicas em uma história do cinema brasileiro: os casos do nascimento e da Bela época. Oficina Do Historiador, 7(2), 118–139. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2014.2.16994