Escola Histórica, Paradigma, Matriz Disciplinar - três conceitos para a Teoria da História
Keywords:
Ciências Humanas, Paradigma, Matriz Disciplinar. Escola HistóricaAbstract
Este artigo busca discutir as possibilidades de aplicação, para a História, dos conceitos de “escola histórica”, “paradigma” e “matriz disciplinar” – aqui considerados como três noções que colaboram para a constituição das identidades teóricas dos historiadores. É discutido, em um primeiro momento, o conceito de “Escola Histórica”. Na sequência, são discutidas as clássicas definições e abordagens propostas por Thomas Kuhn para os conceitos de paradigma e matriz disciplinar, no ensaio A Estrutura das Revoluções Científicas (1962). Em um segundo momento, é discutida a necessidade de adaptações do conceito no âmbito das Ciências Humanas, considerando que ciências como a História, a Sociologia, a Antropologia e a Geografia são multiparadigmáticas. A articulação entre os conceitos de “Matriz Disciplinar” e “Paradigmas” pode ser apresentada como uma alternativa teórica interessante. O exemplo da História é trazido para ilustrar uma situação que pode ser estendidas às outras ciências humanas. Palavras-chave: Ciências Humanas; Paradigma; Matriz Disciplinar. Escola Histórica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-08-01
How to Cite
Barros, J. D. (2011). Escola Histórica, Paradigma, Matriz Disciplinar - três conceitos para a Teoria da História. Oficina Do Historiador, 3(2), 1–18. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8141
Issue
Section
Artigos
License
Copyright
The submission of originals to Oficina do Historiador implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Oficina do Historiador as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.