COMO CONTAR A NOSSA HISTÓRIA? UMA ANÁLISE DE FOTOGRAFIAS DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE TORRES/RS ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970
Palavras-chave:
Fotografia, Escola, Cotidiano Escolar, Desfiles CívicosResumo
O presente artigo pretende analisar imagens fotográficas de três instituições de ensino públicas do Município de Torres/RS: o Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Justino Alberto Tietboehl e a Escola Estadual Governador Jorge Lacerda. Tendo em vista as inúmeras possibilidades de estudo provenientes da fotografia, objetiva-se identificar quais foram os usos e as funções que as fotografias tinham para essas instituições de ensino. Para tanto, realizou-se um recorte temporal, que compreendeu as décadas de 60 e 70 (séc. XX), período em que as fotografias foram catalogadas de acordo com categorias temáticas, entre as quais, evidenciou-se a grande presença de "desfiles cívicos". Para auxiliar na análise, recorreu-se a alguns autores que teorizam sobre imagem fotográfica, dentre os quais se destacam: Menezes, Mauad, Sontag e Kossoy. Para compreender o universo em que as imagens foram produzidas, foi fundamental o auxílio de autores como: Magalhães, Bencostta e Veiga.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.