COMO CONTAR A NOSSA HISTÓRIA? UMA ANÁLISE DE FOTOGRAFIAS DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE TORRES/RS ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970

Autores/as

  • Camila Eberhardt PUCRS

Palabras clave:

Fotografia, Escola, Cotidiano Escolar, Desfiles Cívicos

Resumen

O presente artigo pretende analisar imagens fotográficas de três instituições de ensino públicas do Município de Torres/RS: o Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Justino Alberto Tietboehl e a Escola Estadual Governador Jorge Lacerda. Tendo em vista as inúmeras possibilidades de estudo provenientes da fotografia, objetiva-se identificar quais foram os usos e as funções que as fotografias tinham para essas instituições de ensino. Para tanto, realizou-se um recorte temporal, que compreendeu as décadas de 60 e 70 (séc. XX), período em que as fotografias foram catalogadas de acordo com categorias temáticas, entre as quais, evidenciou-se a grande presença de "desfiles cívicos". Para auxiliar na análise, recorreu-se a alguns autores que teorizam sobre imagem fotográfica, dentre os quais se destacam: Menezes, Mauad, Sontag e Kossoy. Para compreender o universo em que as imagens foram produzidas, foi fundamental o auxílio de autores como: Magalhães, Bencostta e Veiga.

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Biografía del autor/a

Camila Eberhardt, PUCRS

Historiadora (Ulbra), Especialista em História, Cultura e Identidade (Ulbra), Mestranda do Programa de Pós Graduação em História pela PUCRS.

Publicado

2013-12-09

Cómo citar

Eberhardt, C. (2013). COMO CONTAR A NOSSA HISTÓRIA? UMA ANÁLISE DE FOTOGRAFIAS DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE TORRES/RS ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970. Oficina Do Historiador, 6(2), 3–22. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/oficinadohistoriador/article/view/12720

Número

Sección

Artículos