COMO CONTAR A NOSSA HISTÓRIA? UMA ANÁLISE DE FOTOGRAFIAS DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE TORRES/RS ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970
Keywords:
Fotografia, Escola, Cotidiano Escolar, Desfiles CívicosAbstract
O presente artigo pretende analisar imagens fotográficas de três instituições de ensino públicas do Município de Torres/RS: o Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Justino Alberto Tietboehl e a Escola Estadual Governador Jorge Lacerda. Tendo em vista as inúmeras possibilidades de estudo provenientes da fotografia, objetiva-se identificar quais foram os usos e as funções que as fotografias tinham para essas instituições de ensino. Para tanto, realizou-se um recorte temporal, que compreendeu as décadas de 60 e 70 (séc. XX), período em que as fotografias foram catalogadas de acordo com categorias temáticas, entre as quais, evidenciou-se a grande presença de "desfiles cívicos". Para auxiliar na análise, recorreu-se a alguns autores que teorizam sobre imagem fotográfica, dentre os quais se destacam: Menezes, Mauad, Sontag e Kossoy. Para compreender o universo em que as imagens foram produzidas, foi fundamental o auxílio de autores como: Magalhães, Bencostta e Veiga.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Oficina do Historiador implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Oficina do Historiador as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.