Maré alta e maré baixa da representação do imaginário porto-oceânico na narrativa de Valparaíso
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.41545Palavras-chave:
mar, imaginários urbanos, literatura e território, ValparaísoResumo
O mar é um elemento que compõe de forma decisiva a geografia de Valparaíso, determinando formas de habitar o território, o caráter de seus habitantes, modos de falar, sistemas de produção e redes sociais. É uma presença de tipo elementar que integra e gera o que pode ser considerado o imaginário central da cultura de uma cidade-porto. Este artigo tem como objetivo oferecer uma visão panorâmica da influência e representação simbólica do mar na narrativa de Valparaíso, por meio de uma análise comparativa de dois períodos: século XX e século XXI. Propõe-se que a ligação entre a produção literária de Valparaíso e a componente oceânica configura uma estética cuja evolução pode ser explicada a partir da relação que o habitante estabelece com sua orla costeira. Verifica-se, então, a presença de um imaginário marítimo que no discurso ficcional passa por um processo de localização e deslocamento, que reflete as transformações físicas e as disputas político-sociais ocorridas no território, identificando em sua recriação simbólica uma etapa do imaginário urbano com atributos muito definidos, que mais tarde conduzem a outro com características de fantasma urbano.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gastón. El agua y los sueños. Ensayo sobre la imaginación de la materia. México: Fondo de Cultura Económica, 2016.
CASTORIADIS, Cornelius. La institución imaginaria de la sociedad. Buenos Aires: Tusquets Editores, 2013.
DANKE, Jacobo. La taberna del perro que llora. Santiago: Editorial Cultura, 1945.
DANNEMAN, Manuel. Concepción antropológica de una conciencia oceánica en Chile. In: JORNADAS CULTURA NACIONAL Y DESTINO OCEÁNICO: PONENCIAS SELECCIONADAS. Actas […]. Chile: Universidad de Playa Ancha: Facultad de Ciencias Naturales y Exactas, 1986. p. 15-25.
DE NORDENFLYCHT, Adolfo. Valparaíso como espacio de la aventura en el imaginario de la narrativa Imaginista. Atenea, [S. l.], n. 504, p. 55-72, 2011. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-04622011000200004
DONOSO, Pedro. Valparaíso y su borde costero: Oportunidad o espejismo. Santiago: Sa Cabana Editorial, 2016.
EDWARS BELLO, Joaquín. En el Viejo Almendral. Chile: Editorial Andrés Bello, 1943.
ESCOBAR BUDGE, Roberto. El rol del océano en la cosmovisión chilena. In: JORNADAS CULTURA NACIONAL Y DESTINO OCEÁNICO: PONENCIAS SELECCIONADAS. Actas [...]. Valparaíso: Universidad de Playa Ancha: Facultad de Ciencias Naturales y Exactas, 1986. p. 27-47.
ESPINOSA, Patricia. Violencia en el puerto. In: Daniel Hidalgo. [S. l.], 24 jun. 2011. Disponible en: http://danielhidalgo.blogspot.com/2011/06/critica-canciones-punk-por-patricia.html. Acceso en: 10 nov. 2020.
GAETE, Cristóbal. Valpore. Valparaíso: Emergencia Narrativa, 2009.
GAETE, Cristóbal. Motel Ciudad Negra. Valparaíso: Hebra Editorial, 2013.
GEISSE, Cristián. En el regazo de Belcebú. Valparaíso: Ediciones Perro de Puerto, 2011.
GUERRA, Lucía. Trayectorias de la memoria en los imaginarios urbanos de Valparaíso. Nueva Revista del Pacífico, [S. l.], n. 63, p. 91-112, 2015.
HIDALGO, Daniel. Canciones punk para señoritas autodestructivas. Santiago: Das Kapital, 2011.
JUNG, Carl G. El hombre y sus símbolos. España: Paidós, 1995.
MENA, Fernando. Hogar. Chile: Kindberg, 2016.
MOLTEDO, Ennio. Frente al Mar. In: CORNEJO ARAVENA, Carolina; MADARIAGA CARO, Montserrat (org.). Cultura Puzzle: Valparaíso, capital cultural. Valparaíso: Ediciones Universitarias de Valparaíso: Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, 2011. p. 8.
MONTECINOS, Manuel. Narradores del mar chileno. Santiago: Ediciones Universitarias de Valparaíso, 1983.
MUNDT, Tito. De Chile a China. Santiago: Zig–Zag, 1964.
PERI, René. Orilla adentro. Santiago: Asociación Chileno Árabe de Cooperación, 1970.
REYES, Salvador. Mónica Sanders. 2. ed. Santiago: Zig-Zag, 1953.
RODRÍGUEZ MUSSO, Osvaldo. Canto a Valparaíso. Viña del Mar: Universidad de Valparaíso-Editorial, 1996.
ROJAS, Manuel. Hijo de Ladrón. Edición especial ilustrada. Santiago: Zig–Zag, 2006.
ROJAS, Manuel. Cuentos completos. Santiago de Chile: Alfaguara, 2019.
SARLO, Beatriz. La ciudad vista: mercancías y cultura urbana. Argentina: Siglo Veintiuno Editores, 2009.
SUBERCASEAUX, Benjamín. Tierra de Océano. La epopeya marítima de un pueblo terrestre. Chile: Ediciones Ercilla, 1951.
VALENZUELA TRUCCO, Carlos. Un Puerto…Un Amor (Valparaíso extraño). Santiago: NEUPERT Editores [entre 1976 y 1978].
VALENZUELA, Ricardo. Viento en la bahía. Santiago: Editorial del Pacífico S.A., 1955.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letrônica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.