Fatores que impactam na proficiência em leitura em L2

Autores

  • Gislaine Machado Jerônimo PUCRS

Palavras-chave:

leitura em L2, input, exposição, neuroimagem.

Resumo

O ato de ler requer um processamento cognitivo complexo, principalmente no que tange a leitura em uma segunda língua (L2), pois há inúmeros fatores que impactam na proficiência dessa habilidade. Discutiremos nesse trabalho três fatores que consideramos relevantes: tipo de instrução, frequência de exposição a textos em L2 e influência da competência em leitura na língua materna (L1). Tais fatores contribuem para o ensino de leitura em L2, uma vez que os mesmos dão sustentação à prática pedagógica, principalmente em um ambiente de não imersão como é o caso do aprendizado de língua inglesa no Brasil. Utilizamos dados de neuroimagem para dar suporte a nossa discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Machado Jerônimo, PUCRS

Doutoranda em Linguística pela PUCRS. Bolsista CNPq

Downloads

Publicado

2013-03-30

Como Citar

Jerônimo, G. M. (2013). Fatores que impactam na proficiência em leitura em L2. Letrônica, 5(3), 154–169. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/12170