Polifonia queer nos roleplays de LuCroft

Uma análise dialógica do discurso de Maria Vaquejada em Red Dead Redemption 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.s.42552

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin, Polifonia, Queer Game Studies, Role-playing, LuCroft

Resumo

Os roleplays (RP’s) são práticas performativas que possibilitam a criação de personagens em cidades fictícias do mundo dos jogos (gameplaces). Essas vidas-narrativas virtuais são povoadas por diversas vozes sociais, onde transmutam-se linguagens, discursos e visões de mundo na constituição psicossocial dessas representações amplificadas pela cibercultura. Nesse cenário, buscamos analisar o dialogismo constitutivo da identidade da personagem Maria Vaquejada com a hipótese de que a streamer LuCroft articula dois cronotopos na arquitetônica de seu RP: um relativo ao século XIX dos Estados Unidos ambientado em Red Dead Redemption 2 e, outro, interligado às vivencias dos corpos queers (gays, travestis, drags, não-binários, entre outros) que se interseccionam com a esfera gamer na contemporaneidade. A análise tem como abordagem epistemológica a perspectiva dialógica de linguagem produzida nos escritos do Círculo de Bakhtin, a partir da qual acionamos conceitos como dialogismo, polifonia, alteridade e cronotopo. No adensamento da discussão empreendida, mobilizamos também as ideias de Brait (2006, 2011, 2013), Butler (2003), Muriel e Crawford (2018), Shaw (2011) e Ruberg (2019, 2020). Os dados constituem-se, a partir de um recorte diacrônico, de 20 vídeos sequenciais coletados no canal do YouTube de LuCroft. Os resultados da análise apontam para variados discursos que marcam as diferentes posições de sujeito como “dona de bar”, “religiosa”, “mulher que combate o machismo”, além de uma reelaboração de cronotopo com aspectos sócio-históricos do nordeste brasileiro do século XIX e XX.

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Biografia do Autor

Gilmar Montargil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, PR, Brasil; mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Bolsista Capes, membro do Núcleo de Pesquisa Corporalidades do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC).

Maria de Lourdes Rossi Remenche, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UM/PT), em Portugal. Professora Associada do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA), em Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Montargil, G., & Remenche, M. de L. R. (2021). Polifonia queer nos roleplays de LuCroft: Uma análise dialógica do discurso de Maria Vaquejada em Red Dead Redemption 2. Letrônica, 14(sup.), e42552. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.s.42552