Português é uma língua internacional?

Crenças de agentes envolvidos com o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.41225

Palabras clave:

Crenças, Política Linguística, Português, Língua Internacional

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar as crenças sobre o português como língua internacional na perspectiva de participantes de um contexto de oferta de curso intensivo de português para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Utilizamos as reflexões sobre crenças presentes nos estudos sobre política linguística de Schiffman (1996, 2006), de Spolsky (2004, 2009, 2012) e de Shohamy (2006). A pesquisa insere-se em um paradigma qualitativo-interpretativista (FLICK, 2004; LIN, 2015). A geração de dados foi feita por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. A partir de uma análise do conteúdo temático, da seleção lexical e de elementos textuais que indicam a orientação argumentativa dos textos, identificamos que a língua portuguesa apresenta diferentes valorações para os colaboradores. É considerada menos importante quando é destacado o papel fundamental da língua inglesa no mundo e mais importante quando é destacada a relevância do português em contextos específicos.

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Biografía del autor/a

Cynthia Israelly Barbalho Dionísio, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil. Participante do Núcleo de Estudos em Política e Planejamento Linguístico (Nepel/UFPB). 

Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil. Líder do Núcleo de Estudos em Política e Planejamento Linguístico (Nepel/UFPB). Professora do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da UFPB, em João Pessoa, PB, Brasil. 

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Publicado

2022-09-29

Cómo citar

Dionísio, C. I. B., & Sousa, S. C. T. de. (2022). Português é uma língua internacional? Crenças de agentes envolvidos com o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Letrônica, 15(1), e41225. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.41225

Número

Sección

Portugués como Lengua Adicional en contextos internacionales