Consciência fonológica e língua estrangeira: um estudo acerca da aprendizagem de espanhol por falantes brasileiros

Autores/as

  • Fabiana Soares da Silva Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Susiele Machry da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26423

Palabras clave:

Consciência Fonológica, Representação Mental, Percepção de sons em língua estrangeira, Ensino e aprendizagem de língua estrangeira.

Resumen

Este artigo apresenta os resultados obtidos em uma dissertação de Mestrado* (SILVA, 2014). Partindo do pressuposto de que falantes nativos do português, quando expostos ao ensino formal do espanhol, costumam encontrar dificuldade para reconhecer as diferenças entre as possibilidades fonológicas e alofônicas de ambas as línguas (COSTA, 2013; GOMES, 2013; MIRANDA, 2001; SILVEIRA e SOUZA, 2011), investigou-se se falantes brasileiros, aprendizes de espanhol como língua estrangeira, seriam capazes de reconhecer diferenças entre os sons /s/ - /z/; /l/ - /w/ e /R/ - /r/. Para tanto, foram aplicados dois testes de percepção. O primeiro teste abarcou o reconhecimento de frases (produzidas em uma única língua ou mescladas); já o segundo, consistiu na discriminação de sons em pares de palavras, seguido por uma tarefa de identificação do idioma (espanhol ou português). A seguir, realizou-se uma entrevista com cada informante, a fim de verificar se esse seria capaz de justificar suas respostas. Para a realização da análise estatística, utilizou-se o programa SPSS. Com relação à análise qualitativa, realizou-se uma adaptação dos níveis de Representação Mental propostos por Karmiloff-Smith (1992). A análise estatística evidenciou não haver diferença significativa no desempenho dos informantes no que tange às variáveis observadas.

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Biografía del autor/a

Fabiana Soares da Silva, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL, 2014). Especialista em Leitura e Escrita (UNIPAMPA, 2013). Professora efetiva no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), campus Santana do Livramento. Coordenadora do projeto de extensão “Mala da leitura: porque ler é também viajar...”, voltado a alunos carentes de escolas brasileiras e uruguaias.

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Publicado

2018-03-23

Cómo citar

da Silva, F. S., & da Silva, S. M. (2018). Consciência fonológica e língua estrangeira: um estudo acerca da aprendizagem de espanhol por falantes brasileiros. Letrônica, 10(2), 805–821. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26423