Estudo piloto de validação do conteúdo e da confiabilidade de uma tarefa de uso da estratégia de predição leitora aplicada a estudantes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38745

Palavras-chave:

predição leitora, consciência textual, ensino fundamental, validade do teste

Resumo

Considerando a importância das estratégias de leitura para o processo de compreensão leitora, elaborou-se um instrumento para examinar o uso da predição leitora por alunos do Ensino Fundamental. O objetivo desse estudo é apresentar o processo realizado para a validação do conteúdo e da confiabilidade dessa tarefa de uso da predição leitora aplicada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para a validação de conteúdo, realizou-se um painel de juízes que avaliaram o instrumento quanto à pertinência conceitual, à clareza, à adequação da linguagem, e à forma de apresentação. A validade de conteúdo foi verificada também por meio da análise das respostas dos estudantes. Para examinar a confiabilidade do instrumento, verificou-se a consistência interna dos itens. Os resultados indicaram que houve validade de conteúdo pela análise dos juízes e das respostas dos alunos. Constatou-se também a confiabilidade da tarefa por meio do coeficiente alfa de Cronbach. A partir dessa validação, considerou-se possível a aplicação do instrumento a uma amostra maior e mais representativa.

 

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Biografia do Autor

Danielle Baretta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Letras, com concentração em Linguística, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Bolsista parcial CAPES. Professora do Colégio Militar de Porto Alegre, RS, Brasil.

Caroline Bernardes Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Letras, com concentração em Linguística, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Bolsista integral CAPES/PROEX.

 

Patricia de Andrade Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Letras, com concentração em Linguística, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Bolsista integral CNPq. Professora do Colégio Israelita de Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-06-18

Como Citar

Baretta, D., Borges, C. B., & Neves, P. de A. . (2021). Estudo piloto de validação do conteúdo e da confiabilidade de uma tarefa de uso da estratégia de predição leitora aplicada a estudantes do ensino fundamental. Letrônica, 14(2), e38745. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38745