Cultura musical e comportamento dialógico: uma abordagem cognitivista para a interação via linguagem musical

Autores

  • Maurício Fernandes Neves Benfatti Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Aristeu Mazuroski Jr Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Elena Godoi Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Música, Diálogo, Metacognição, Atenção Conjunta, Socialização.

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de apresentar um modelo cognitivo para a comunicação via linguagem musical. Partimos do pressuposto de que manifestações comunicativas são comportamentos que visam acarretar outros comportamentos frente às demandas sociais envolvidas em uma interação. Desta forma, argumentamos que músicas podem ser utilizadas como ferramentas dialógicas, ou seja, concebemos que o comportamento comunicativo adjacente às manifestações musicais pode ser observado a partir da capacidade de musicalidades desencadearem comportamentos em ouvintes de música. Neste sentido, argumentamos que uma interação dialógica depende não apenas do conteúdo informativo que é transmitido, mas principalmente da interação de domínios cognitivos que promovem a socialização inerente a diversos domínios de atividade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Fernandes Neves Benfatti, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado ao grupo de pesquisa Linguagem e Cultura e bolsista da Capes. Possui trabalhos ligados à Pragmática e à manifestação musical de seres humanos.

Aristeu Mazuroski Jr, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Psicólogo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado ao grupo de pesquisa Linguagem e Cultura e bolsista da Capes. Possui trabalhos relacionados à Pragmática e ao comportamento humano.

Elena Godoi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem e Cultura.

Downloads

Publicado

2011-11-25

Como Citar

Benfatti, M. F. N., Mazuroski Jr, A., & Godoi, E. (2011). Cultura musical e comportamento dialógico: uma abordagem cognitivista para a interação via linguagem musical. Letrônica, 4(2), 68–79. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/9132