Eduardo Marciano e o difícil processo da influência e desleitura em “O encontro marcado” de Fernando Sabino
Palavras-chave:
Influência, Desleitura, O encontro marcadoResumo
Eduardo Marciano, personagem do livro O Encontro Marcado de Fernando Sabino, tinha um sonho: escrever um romance. Para isso, teria que percorrer um longo caminho por toda a literatura com suas obras e autores já consagrados. Porém, para chegar à escritura de seu romance, Eduardo Marciano teria que trilhar um caminho bem mais árduo, de apropriar-se e desapropriar-se dos poetas fortes, de sofrer a angústia da influência para depois desler seus precursores, por meio de uma leitura crítica e um revisionismo literário para então lançar-se como poeta forte. Propõe-se, portanto, à luz das teorias de Bloom (1995, 2002) analisar o percurso do personagem de Sabino na luta pela apropriação e desapropriação, influência e desleitura dos fortes para constituir-se como escritor e escrever seu romance. Palavras-chave: Influência; Desleitura; Texto Literário; Harold Bloom; O Encontro Marcado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.