O ato de ler e a formação docente na EaD

Autores

  • Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti UFSC
  • Aline Cassol Daga UFSC

Palavras-chave:

Artigo, Linguística

Resumo

Cursos que formam licenciados via Educação a Distância contemporaneamente tendem a exigir maior proficiência em leitura dos estudantes, dado que nos processos interacionais de mediação na apropriação de conhecimento a língua escrita é prevalecente. Trata-se, portanto, de um processo focado no leitor, porque conteúdos e procedimentos precisam ser lidos. Este artigo focaliza algumas implicações desse processo de formação pautado na língua escrita e, consequentemente, no ato de ler, para o qual é fundamental que os estudantes sejam proficientes na compreensão leitora em gêneros discursivos diversos, de modo que possam construir sentidos dos conteúdos lidos, apropriando-se de conceitos e métodos que lhes permitam atuar de modo consequente na profissão. Essa discussão assume importância maior dado que indicadores institucionais (Pisa, Inaf) revelam que o Brasil não tem consolidado uma tradição na formação do leitor de textos mais elaborados, sinalizando para um estudante não habituado a leituras mais complexas, que exigem maior abstração. A formação desse leitor, em nosso entendimento, demanda a consideração de que a apropriação da língua escrita é um processo cultural, tal qual registra Gee (2004), e parece ter expressivas implicações na apropriação do conhecimento por meio de um processo de Educação a Distância ancorado prevalecentemente na leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, UFSC

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas (DLLV), da Universidade Federal de Santa Catarina.

Aline Cassol Daga, UFSC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista Cnpq.

Downloads

Publicado

2011-01-26

Como Citar

Cerutti-Rizzatti, M. E., & Cassol Daga, A. (2011). O ato de ler e a formação docente na EaD. Letrônica, 3(2), 153–166. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7482

Edição

Seção

Artigos