O ato de ler e a formação docente na EaD
Palabras clave:
Artigo, LinguísticaResumen
Cursos que formam licenciados via Educação a Distância contemporaneamente tendem a exigir maior proficiência em leitura dos estudantes, dado que nos processos interacionais de mediação na apropriação de conhecimento a língua escrita é prevalecente. Trata-se, portanto, de um processo focado no leitor, porque conteúdos e procedimentos precisam ser lidos. Este artigo focaliza algumas implicações desse processo de formação pautado na língua escrita e, consequentemente, no ato de ler, para o qual é fundamental que os estudantes sejam proficientes na compreensão leitora em gêneros discursivos diversos, de modo que possam construir sentidos dos conteúdos lidos, apropriando-se de conceitos e métodos que lhes permitam atuar de modo consequente na profissão. Essa discussão assume importância maior dado que indicadores institucionais (Pisa, Inaf) revelam que o Brasil não tem consolidado uma tradição na formação do leitor de textos mais elaborados, sinalizando para um estudante não habituado a leituras mais complexas, que exigem maior abstração. A formação desse leitor, em nosso entendimento, demanda a consideração de que a apropriação da língua escrita é um processo cultural, tal qual registra Gee (2004), e parece ter expressivas implicações na apropriação do conhecimento por meio de um processo de Educação a Distância ancorado prevalecentemente na leitura.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.