Eu deixo o mundo mais pink – Uma análise das instâncias avaliativas
Palavras-chave:
avaliatividade, texto não verbal, julgamento, apreciaçãoResumo
A propaganda, por ser um gênero discursivo que integra estratégias linguísticas e visuais visando à persuasão de um público-alvo idealizado, apresenta elementos passíveis de análise, tanto linguística quanto crítica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva examinar os elementos verbais e não verbais presentes na propaganda Eu deixo o mundo mais pink (Revista Capricho, nov./2009). Para o estudo dos aspectos visuais, tomamos como base os conceitos da multimodalidade de Kress e van Leeuwen (1996) e, por meio desses, levamos em consideração o layout da página, a disposição das imagens, o que está sendo retratado e que cores se sobressaem. Visamos, também, a identificar as avaliações atitudinais presentes no texto verbal e na construção do sentido da propaganda como um todo. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e, sobretudo, a Teoria da Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005). Foi possível constatar, até o momento, duas instâncias avaliativas no corpus: (1) no nível do texto verbal, destaca-se o julgamento por estima social; (2) os valores da apreciação prevalecem ao confrontarmos o texto verbal à estruturação do layout da propaganda.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.