Eu deixo o mundo mais pink – Uma análise das instâncias avaliativas
Palabras clave:
avaliatividade, texto não verbal, julgamento, apreciaçãoResumen
A propaganda, por ser um gênero discursivo que integra estratégias linguísticas e visuais visando à persuasão de um público-alvo idealizado, apresenta elementos passíveis de análise, tanto linguística quanto crítica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva examinar os elementos verbais e não verbais presentes na propaganda Eu deixo o mundo mais pink (Revista Capricho, nov./2009). Para o estudo dos aspectos visuais, tomamos como base os conceitos da multimodalidade de Kress e van Leeuwen (1996) e, por meio desses, levamos em consideração o layout da página, a disposição das imagens, o que está sendo retratado e que cores se sobressaem. Visamos, também, a identificar as avaliações atitudinais presentes no texto verbal e na construção do sentido da propaganda como um todo. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e, sobretudo, a Teoria da Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005). Foi possível constatar, até o momento, duas instâncias avaliativas no corpus: (1) no nível do texto verbal, destaca-se o julgamento por estima social; (2) os valores da apreciação prevalecem ao confrontarmos o texto verbal à estruturação do layout da propaganda.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.