Eu deixo o mundo mais pink – Uma análise das instâncias avaliativas

Autores/as

  • Daniela Leite Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Sara Regina Scotta Cabral Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

avaliatividade, texto não verbal, julgamento, apreciação

Resumen

A propaganda, por ser um gênero discursivo que integra estratégias linguísticas e visuais visando à persuasão de um público-alvo idealizado, apresenta elementos passíveis de análise, tanto linguística quanto crítica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva examinar os elementos verbais e não verbais presentes na propaganda Eu deixo o mundo mais pink (Revista Capricho, nov./2009). Para o estudo dos aspectos visuais, tomamos como base os conceitos da multimodalidade de Kress e van Leeuwen (1996) e, por meio desses, levamos em consideração o layout da página, a disposição das imagens, o que está sendo retratado e que cores se sobressaem. Visamos, também, a identificar as avaliações atitudinais presentes no texto verbal e na construção do sentido da propaganda como um todo. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e, sobretudo, a Teoria da Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005). Foi possível constatar, até o momento, duas instâncias avaliativas no corpus: (1) no nível do texto verbal, destaca-se o julgamento por estima social; (2) os valores da apreciação prevalecem ao confrontarmos o texto verbal à estruturação do layout da propaganda.

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Publicado

2011-01-24

Cómo citar

Rodrigues, D. L., & Cabral, S. R. S. (2011). Eu deixo o mundo mais pink – Uma análise das instâncias avaliativas. Letrônica, 3(2), 17–28. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/7341

Número

Sección

Artículos