O papel do léxico na aquisição das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via Teoria da Otimidade Conexionista

  • Giovana Ferreira Gonçalves UFPEL
  • Emilia Lorentz Leitão UNIFRA
Palavras-chave: Aquisição de língua estrangeira, Fricativas interdentais, Teoria da Otimidade Conexionista

Resumo

Neste artigo, investiga-se a aquisição das fricativas interdentais por aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua (L2). Os dados foram colhidos a partir da leitura de palavras contextualizadas, leitura de um texto e narrativas orais produzidas por três grupos de estudantes de inglês. O Grupo 1 é composto por estudantes universitários que estavam cursando, no momento da coleta, o sexto semestre do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano. Os Grupos 2 e 3 são formados por estudantes que frequentavam o projeto extracurricular de ensino de línguas da Universidade Federal de Santa Catarina e estavam no terceiro e décimo semestres, respectivamente. Após a transcrição fonética e seleção das palavras que continham as fricativas interdentais, foi feita a análise dos dados. Essa análise tem como base a Teoria da Otimidade Conexionista que, por meio da hierarquia de restrições, demonstra a gramática da interlíngua apresentada pelo aprendiz. Os resultados indicam: (i) emergência precoce da fricativa interdental desvozeada; (ii) substituições do segmento /θ/ por [t] e de /ð/ por [d] e (iii) interferência do tipo de coleta realizada nos percentuais de produções corretas. Foi constatada ainda uma grande influência da freqüência lexical nas produções dos sujeitos estudados.

Biografia do Autor

Giovana Ferreira Gonçalves, UFPEL
Departamento de Letras Vernáculas Aquisição da fonologia e teoria fonológica
Publicado
2010-10-08
Como Citar
Gonçalves, G. F., & Leitão, E. L. (2010). O papel do léxico na aquisição das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via Teoria da Otimidade Conexionista. Letrônica, 3(1), 164-180. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7109
Seção
Linguística Tópico 2: Bilinguismo; Aquisição de segunda língua