O papel do léxico na aquisição das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via Teoria da Otimidade Conexionista

Autores/as

  • Giovana Ferreira Gonçalves UFPEL
  • Emilia Lorentz Leitão UNIFRA

Palabras clave:

Aquisição de língua estrangeira, Fricativas interdentais, Teoria da Otimidade Conexionista

Resumen

Neste artigo, investiga-se a aquisição das fricativas interdentais por aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua (L2). Os dados foram colhidos a partir da leitura de palavras contextualizadas, leitura de um texto e narrativas orais produzidas por três grupos de estudantes de inglês. O Grupo 1 é composto por estudantes universitários que estavam cursando, no momento da coleta, o sexto semestre do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano. Os Grupos 2 e 3 são formados por estudantes que frequentavam o projeto extracurricular de ensino de línguas da Universidade Federal de Santa Catarina e estavam no terceiro e décimo semestres, respectivamente. Após a transcrição fonética e seleção das palavras que continham as fricativas interdentais, foi feita a análise dos dados. Essa análise tem como base a Teoria da Otimidade Conexionista que, por meio da hierarquia de restrições, demonstra a gramática da interlíngua apresentada pelo aprendiz. Os resultados indicam: (i) emergência precoce da fricativa interdental desvozeada; (ii) substituições do segmento /θ/ por [t] e de /ð/ por [d] e (iii) interferência do tipo de coleta realizada nos percentuais de produções corretas. Foi constatada ainda uma grande influência da freqüência lexical nas produções dos sujeitos estudados.

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Biografía del autor/a

Giovana Ferreira Gonçalves, UFPEL

Departamento de Letras Vernáculas Aquisição da fonologia e teoria fonológica

Publicado

2010-10-08

Cómo citar

Gonçalves, G. F., & Leitão, E. L. (2010). O papel do léxico na aquisição das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via Teoria da Otimidade Conexionista. Letrônica, 3(1), 164–180. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/7109

Número

Sección

Linguística Tópico 2: Bilinguismo; Aquisição de segunda língua