Proposta de modelo de leitura para interfaces gráficas do computador
Palavras-chave:
computador, cognição, interface.Resumo
Este artigo propõe uma adaptação do modelo de leitura de Coscarelli (1999) para o contexto das interfaces gráficas de computador. Concebemos as interfaces enquanto textos, com características estáveis e previsíveis, construídas por uma equipe de produtores, para um grupo de leitores, em um dado contexto, com um objetivo. Como parte da adaptação do modelo de leitura, elencamos algumas questões que podem facilitar ou dificultar a leitura das interfaces, segundo os domínios cognitivos que operam nessa interação. Acreditamos que a compreensão dessas marcas e características típicas da interface é realizada a partir da habilidade de produção de inferências, generalizações e julgamentos, e facilita o trânsito pelo ambiente digital.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.