A função materna nos contos de fadas

uma leitura do Complexo de Édipo nas obras dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44311

Palavras-chave:

Contos de fadas, Figuras maternas, Complexo de Édipo.

Resumo

Este artigo tem a pretensão de atentar sobre alguns aspectos latentes em contos de fadas, nas versões produzidas pelos Irmãos Grimm e por Charles Perrault, e vistos sob a perspectiva da Psicanálise, na leitura de Bruno Bettelheim (1980). Fareos uma análise de alguns dos contos dos autores acima, sob o olhar de Bettelheim, o qual, seguindo os passos das teorias freudiana e lacaniana, investe no Complexo de Édipo, para relacionar as três fases desse complexo, manifestadas nas personagens de “Branca de Neve”, “Cinderela”, “Príncipe Sapo”, “A Moça dos Gansos”, “João e Maria”, “As Fadas”, “Rapunzel”, “Pequeno Polegar” e “Chapeuzinho Vermelho”. Trata-se de uma análise bibliográfica, cujo objetivo é o de permitir uma reflexão sobre a possível identificação das crianças com as personagens desses contos, de modo a lhes facilitar sua imersão no mundo, a partir das informações inscritas, segundo Lacan, no Imaginário, no Simbólico e no Real, estruturas que, além de não desprezarem os conceitos freudianos, conseguem ampliá-los.

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Biografia do Autor

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Educação, João Pessoa, PB, Brasil.

Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada III no Departamento de Metodologia da Educação e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos localizados na UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação CNPq/UFPB. Pesquisadora da FAPESQ/PB.

Girlene Marques Formiga, Instituto Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, João Pessoa, PB, Brasil.

Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e na Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/IFPB Leitura, Literatura, Ensino e processos formativos (LLEF).

Joselí Maria da Silva, Instituto Federal da Paraíba, Departamento de Letras, João Pessoa, PB, Brasil.

Graduada em Letras/Português/Inglês/Francês, Mestre em Língua Portuguesa e Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação CNPq/UFPB. Professora titular aposentada pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa.

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Publicado

2023-11-16

Como Citar

Sena, F., Marques Formiga, G., & da Silva, J. M. (2023). A função materna nos contos de fadas: uma leitura do Complexo de Édipo nas obras dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault. Letrônica, 16(1), e44311. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44311

Edição

Seção

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA