O sintagma fonológico como domínio para a retração de proeminência em choques acentuais nas Cantigas de Santa Maria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.42312

Palavras-chave:

interface Música-Linguística, interface Fonologia-Sintaxe, Cantigas de Santa Maria, choques acentuais, fonologia prosódica

Resumo

Este trabalho objetiva investigar como os choques acentuais, ou seja, as sequências de duas ou mais sílabas tônicas, se “resolvem” em termos de relação de proeminência (forte/fraco), nas primeiras 25 Cantigas de Santa Maria, atribuídas a Afonso X (1221-1284), a partir do modelo da Fonologia Prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986), averiguando o papel do sintagma fonológico (ϕ) enquanto domínio da resolução dos choques acentuais. Para determinar qual (ou quais) das sílabas em sequência tinha(m) proeminência, na relação rítmica estabelecida, este trabalho considera uma interface com a Música, buscando pistas na notação musical das Cantigas, considerando como parâmetros a duração das notas e a localização da nota em posição de proeminência rítmico-musical.

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Biografia do Autor

Gladis Massini-Cagliari, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara, SP, Brasil.

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil; mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil; Livre Docente em Fonologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, SP, Brasil; pós-doutorado na University of Oxford, em Oxford, Reino Unido. Professora Titular do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Araraquara, SP, Brasil. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq – 1B (Processo: 302648/2019-4).

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Massini-Cagliari, G. (2022). O sintagma fonológico como domínio para a retração de proeminência em choques acentuais nas Cantigas de Santa Maria. Letrônica, 15(1), e42312. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.42312

Edição

Seção

Fonologia e Interfaces