O material didático de PLE

em direção a uma perspectiva plural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.41127

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira (PLE), línguas pluricêntricas, material didático

Resumo

Os materiais produzidos pelo projeto Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE) configuram um riquíssimo insumo, pois são unidades didáticas (UD) produzidas como Recurso Educacional Aberto (REA) de diferentes países e culturas. Assim, nesta pesquisa qualitativa e exploratória, nos debruçamos sobre três UD de cada país lusófono presente no PPPLE, para refletir sobre suas propostas, encaminhamentos didáticos e possibilidade(s) de uso para além dos territórios onde foram produzidas. Partimos da revisão de trabalhos que já examinaram o PPPLE e que retomam sua história para, então, apresentar nossa análise à luz de um ensino de PLE que deve se voltar para uma realidade multicultural e global. Constatamos que o PPPLE é, efetivamente, um projeto pluricêntrico e intercultural, porém, essas características não se encontram, necessariamente, nas UD. Ou seja, ainda que disponhamos de materiais didáticos de diferentes culturas e variedades do português, estes acabam majoritariamente encapsulados em seus contextos micro e não incluem uma prática da língua que seja concretamente plural e intercultural. Gostaríamos de abrir, com este trabalho, um diálogo sobre adaptações das unidades do portal PPPLE para contextos plurais e interculturais, com vistas a promover reflexão e dissensos positivos.

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Biografia do Autor

Valdilena Rammé, Universidade Federal da Integração Latino-American (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil. Professora na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Liña: Estudos em interlíngua, línguas próximas e em contato na UNILA.

Fernanda Deah Chichorro Baldin, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil; mestre em Estudos Literários pela UFPR. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Coordenadora do Programa de Extensão de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), da UTFPR, Campus Curitiba (CT).

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Publicado

2023-07-17

Como Citar

Rammé, V., & Deah Chichorro Baldin, F. (2023). O material didático de PLE: em direção a uma perspectiva plural. Letrônica, 16(1), e41127. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.41127

Edição

Seção

Seção Livre