O amor como resistência
Uma breve análise de Se a rua Beale falasse, de James Baldwin
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.40874Palavras-chave:
James Baldwin, Amor, Racismo, Literatura afro-americanaResumo
James Baldwin (1924-1987) é um nome ímpar não apenas no reino literário, mas no universo ativista pelos direitos civis. Quando publicado em 1974, Se a rua Beale falasse gerou críticas controvérsias a Baldwin, um romance que trata sobre o drama de um jovem casal afro-americano. Aos cinquenta anos, apesar do ativismo incessante e produção intelectual respeitável, insistia-se em enquadrá-lo em um gênero, estilo, tema específico. Entretanto, Baldwin provou ser livre e colocar-se onde bem intendesse que houvesse qualquer espécie de injustiça, independente de crítica ou doutrina. E se há um tema a ser defendido, este é o amor como resistência às convenções sociais. O objetivo deste trabalho é identificar as estratégias ficcionais na presente narrativa que estabelecem diálogos com o pensamento de James Baldwin defendidos nos ensaios contidos em Fire next time (1963) e Nobody Knows my name (1961).
Downloads
Referências
BALDWIN, James. Nobody knows my name. New York: Vintage International Edition, 1993.
BALDWIN, James. O quarto de Giovani. Tradução de Paulo Henrique Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
BALDWIN, James. Se a rua Beale falasse. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
BALDWIN, James. The fire next time. London: Michael Joseph Ltd, 1963.
DANCE, Daryl. James Baldwin. In: DUKE, Thomas Inge Maurice; BRYER, Jackson R. Black American Writers Bibliographical Essays Volume 2: Richard Wright, Ralph Ellison, James Baldwin, And Amiri Baraka. London: The Macmillan Press, 1978. p. 73-120.
KING, Lovalerie. Introduction: Baldwin And Morrison In Dialogue. In: KING, Lovalerie. ACOTTE; Lynn Orilla. James Baldwin and Toni Morrison: Comparative critical and theoretical Essays. New York: Palgrave Macmillan, 2006. p. 1-10.
MACEDO, Márcio. Um perfil de James Baldwin. In: BALDWIN, James. Se a rua Beale falasse. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 169-190.
MILLER, D. Quentin. The Routledge introduction to African American literature. New York: Taylor & Francis Group, 2016.
MITHELL, Angelyn. An Anthology of African American Literary Criticism: from the Harlem Renaissance to the Present. London: Duke University, 1994.
MORRISON, Toni. As origens dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. Tradução de Fernanda Abreu. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
MORRISON, Toni. O corpo escravizado e o corpo negro: racismo e fascismo. Tradução de Companhia das Letras: São Paulo, 2016.
PHILLIPS, Michelle H. Revising Revision: Methodologies Of Love, Desire, And Resistance In Beloved And If Beale Street Could Talk. In: KING, Lovalerie; ACOTTE, Lynn Orilla. James Baldwin and Toni Morrison: Comparative critical and theoretical Essays. New York: Palgrave Macmillan, 2006. p. 63-82.
TÓIBIN, Colm. Apresentação. In: BALDWIN, James. O quarto de Giovani. Tradução de Paulo Henrique Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 6-17.
WARREN, Kenneth William. What Was African American Literature? Harvard Massachusetts: University Press, 2011.
WILLIAMS, Yolanda. Icons of African American Literature: The black literary world. Santa Barbara, California: Page Editor, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.