Descontinuidades entre aquisição da produção oral e aprendizagem da escrita
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38815Palavras-chave:
Aquisição da linguagem oral, Aprendizagem da produção escrita, Ruptura espaço-temporal, Conversão fonema-grafemaResumo
Desenvolvem-se as premissas para o processamento cognitivo na alfabetização para a escrita, demonstrando que não predominam as semelhanças entre o processamento da produção oral e o da escrita, havendo muitas descontinuidades. Para facilitar a argumentação, resumo em um quadro, as descontinuidades que demonstram muitas das dificuldades com as quais se defrontam as crianças para se tornarem redatores competentes. Assim, enquanto a aquisição da fala ocorre de forma espontânea e compulsória, para aprender a produzir um texto escrito, é necessário o ensino sistemático por professores muito bem preparados e materiais pedagógicos de qualidade, ambos fundamentados
pelos avanços das ciências que se ocupam da linguagem verbal. Enquanto a comunicação oral canônica ocorre face a face, na comunicação escrita ocorre a ruptura espaço-temporal, determinando um custo cognitivo enorme, pois quem escreve deve dominar o distanciamento necessário para imaginar para
quem está escrevendo, quando e onde ele está para explicitar linguisticamente todas as informações que não estão à vista de quem vai ler o texto. Os limites da memória de trabalho, quando falamos, fazem com que as sentenças sejam breves e muito mais simples. O caráter de permanência do texto escrito possibilita a complexidade maior da sentença, com várias orações encaixadas, uso intensivo de anafóricos, inclusive lexicais. O contínuo da cadeia da fala oposto aos espaços em branco e aos contrastes entre as letras, na escrita é uma das grandes diferenças entre os dois sistemas, determinando uma das grandes dificuldades para quem está começando a aprender a escrever, inclusive porque o léxico mental fonológico da criança, muitas vezes discrepa em demasia das palavras escritas. Portanto é necessário trabalhar a nível consciente a conversão dos fonemas em seu respectivo grafema em uma dada palavra.
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