Teorias Neurocognitivas de Aprendizagem da Leitura e Métodos de Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38792Palavras-chave:
Alfabetização, Métodos, Aprendizagem da leitura, Dificuldade de leitura, Neurobiologia da leituraResumo
No terceiro ano do ensino fundamental, transcorridos três anos escolares inteiros, 22% dos alunos conseguem ler somente palavras soltas (SAEB/ANA, 2016). As dificuldades com a leitura e a escrita estão associadas ao método de ensino e à ausência de práticas de letramento apropriadas. A maioria das crianças possuem dificuldades de aprendizagem que podem ser ultrapassadas com instrução adequada. A questão central discutida neste artigo é que, para a criança aprender a ler, é preciso lhe ensinar a ler. Portanto, o presente artigo teve como objetivos (1) discutir e trazer exemplos efetivos sobre como as teorias neurocientíficas de aprendizagem da leitura podem nos ajudar a pensar em um método de alfabetização e ensino da leitura mais eficaz, e (2) a criação de um panfleto informativo para professores de ensino fundamental anos iniciais, cujo foco é ilustrar e fazer sugestões práticas sobre alfabetização baseada em evidências científicas. A partir de evidências de estudos neurocientíficos que sublinham a importância do ensino do princípio alfabético e do desenvolvimento da consciência fonológica, elaboramos um panfleto com dicas e técnicas práticas para o ensino da leitura com base no método fônico, método que corresponde às evidências dos estudos neurocientíficos resenhados neste artigo.
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