Falar, ouvir e ler

Um programa para o desenvolvimento da linguagem oral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38500

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão da leitura, Competência comunicativa oral, Linguagem oral

Resumo

Na atualidade, é inquestionável o papel da linguagem oral para a aprendizagem da leitura e para a competência comunicativa. No entanto, a promoção da competência comunicativa oral não tem recebido, por parte da investigação, a mesma atenção do que a leitura. Este estudo descreve, de forma sucinta, um programa de promoção do desenvolvimento da competência comunicativa oral (CCO) – Comunicação e expressão oral: falar, ouvir e ler no ensino básico –, destinado ao 7º ano de escolaridade, e apresenta os resultados do estudo empírico que analisou o impacto da sua aplicação durante um ano letivo, em duas escolas públicas do Norte de Portugal. Foi utilizado um design quase-experimental, envolvendo uma amostra de 122 participantes. Para a avaliação dos efeitos do programa, foi utilizada a Grelha de Registo, observação e avaliação da competência comunicativa oral (GROACCO), que avalia as habilidades verbais, paraverbais e não verbais que compõem a CCO, com base em uma escala Likert de 5 pontos (de 1 = Fraco a 5 = Excelente). Os resultados das análises estatísticas (MANCOVA e ANCOVA) mostram que o grupo experimental apresenta ganhos significativamente superiores aos do grupo de controlo, quer nos três domínios que integram a CCO, quer no score total.

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Biografia do Autor

Carla Cristina Fernandes Monteiro, Universidade do Minho/Instituto de Educação (UMinho), Braga, Portugal.

Licenciada em ensino de Português e Alemão pela Universidade do Minho (UMinho), em Braga, Portugal. Mestre em Inovação Pedagógica e Mudança Educacional – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ESE; investigadora bolseira (Bolsa de Doutoramento FCT – REF. SFRH/BD/116722/2016) no Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Psicologia da Educação, Universidade do Minho, IE – CIEC (UMinho), em Braga, Portugal.

Fernanda Leopoldina Parente Viana, Universidade do Minho/Instituto de Educação (UMinho), Braga, Portugal.

Psicóloga. Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho (UMinho), em Braga, Portugal, onde foi docente de 1988 a 2019. Investigadora integrada do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (UMinho). Coordenou vários projetos de investigação nas áreas da linguagem e da leitura.

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

Monteiro, C. C. F., & Viana, F. L. P. (2021). Falar, ouvir e ler: Um programa para o desenvolvimento da linguagem oral. Letrônica, 14(2), e38500. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38500