A imagem da palavra e a palavra da imagem: o conto fotográfico de Tércia Montenegro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.32923

Palavras-chave:

Tércia Montenegro, Conto, Fotografia, Palavra, Imagem

Resumo

Ao longo de quase vinte anos de produção artística, Tércia Montenegro tensiona a relação entre palavra e imagem em seus contos, ensaios, livros infanto-juvenis e um romance. A partir especificamente da sua contística, observo neste artigo o que discute a autora em dar ênfase ao caráter visual da literatura, com ênfase na relação das personagens com a fotografia. Em seus quatro livros de contos e em algumas participações em antologias, Montenegro desenvolve uma espécie de escrita fotográfica na qual corpos em seus desejos são apresentados de modo pictórico sem cair no naturalismo e sem perder a potência lírica. As fotografias age, assim, como personagens nas narrativas, cruzando tempos e conflitando memória e finitude. Por fim, os humanos dos contos também são artistas da imagem e parecem perguntar: estou no dizível ou no visível?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio Flávio Gondim da Silva, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Mestre em Literatura Comparada pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (PPG Letras-UFC). Autor da dissertação Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro.

Referências

BARTHES, R. A Câmera Clara. 2. ed. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. pp. 11-51.

CORTÁZAR, J. Valise de cronópio. 2. ed. Tradução de Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2013.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed.34, 1998.

FOUCAULT, M. “As Meninas”. In: As palavras e as coisas: uma antropologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FREUD, S. As pulsões e seus destinos. Tradução de Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

GUIMARÃES, C. “O que ainda podemos esperar da Experiência Estética”. In: GUIMARÃES, C; LEAL, B. S.; MENDONÇA, C.C. (orgs). Comunicação e Experiência Estética. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

MANGUEL, A. “O Espectador Comum: a Imagem como Narrativa”. In: Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Eichmberg Rosaura e Cláudia Straugh. São Paulo: Cia. das Letras, 2001.

MONTENEGRO, Tércia. O vendedor de Judas. Fortaleza: Edições UFC, 1998.

MONTENEGRO, Tércia. Linha férrea. São Paulo: Lemos Editorial, 2001.

MONTENEGRO, Tércia. O resto de teu corpo no aquário. Fortaleza: Secretaria de Cultura, 2005.

MONTENEGRO, Tércia. O tempo em estado sólido. São Paulo: Grua, 2012a.

MONTENEGRO, Tércia. Os espantos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2012b.

MONTENEGRO, Tércia. Um gesto raro. Jornal de Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba, [2015]. Disponível em: http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=316. Acesso em: 4 jan. 2019.

MONTENEGRO, Tércia. A literatura é uma arte visual. [São Paulo]: Blog da Companhia das Letras, 2015b. Disponível em: http://historico.blogdacompanhia.com.br/2015/04/a-literaturae-

uma-arte-visual/ Acesso em: 4 jan. 2019.

MORIN, E. “O Encanto da Imagem”. In: O Cinema ou o Homem Imaginário. Tradução de Luciano Loprete. Lisboa: É Realizações, 2015.

NANCY, J-L. “The Image – the Distinct”. In: The ground of Image. Tradução de Carlos Eduardo Schmidt Capela. New York: Perspectives of Continenal Philosophy, 2005. Disponível traduzido em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2016n22p97/34648 Acesso em 04 jan. 2019.

SCHØLLHAMMER, K.E. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

da Silva, L. F. G. (2019). A imagem da palavra e a palavra da imagem: o conto fotográfico de Tércia Montenegro. Letrônica, 12(3), e32923. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.32923