A imagem da palavra e a palavra da imagem: o conto fotográfico de Tércia Montenegro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.32923

Palabras clave:

Tércia Montenegro, Conto, Fotografia, Palavra, Imagem

Resumen

Ao longo de quase vinte anos de produção artística, Tércia Montenegro tensiona a relação entre palavra e imagem em seus contos, ensaios, livros infanto-juvenis e um romance. A partir especificamente da sua contística, observo neste artigo o que discute a autora em dar ênfase ao caráter visual da literatura, com ênfase na relação das personagens com a fotografia. Em seus quatro livros de contos e em algumas participações em antologias, Montenegro desenvolve uma espécie de escrita fotográfica na qual corpos em seus desejos são apresentados de modo pictórico sem cair no naturalismo e sem perder a potência lírica. As fotografias age, assim, como personagens nas narrativas, cruzando tempos e conflitando memória e finitude. Por fim, os humanos dos contos também são artistas da imagem e parecem perguntar: estou no dizível ou no visível?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lúcio Flávio Gondim da Silva, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Mestre em Literatura Comparada pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (PPG Letras-UFC). Autor da dissertação Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro.

Citas

BARTHES, R. A Câmera Clara. 2. ed. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. pp. 11-51.

CORTÁZAR, J. Valise de cronópio. 2. ed. Tradução de Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2013.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed.34, 1998.

FOUCAULT, M. “As Meninas”. In: As palavras e as coisas: uma antropologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FREUD, S. As pulsões e seus destinos. Tradução de Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

GUIMARÃES, C. “O que ainda podemos esperar da Experiência Estética”. In: GUIMARÃES, C; LEAL, B. S.; MENDONÇA, C.C. (orgs). Comunicação e Experiência Estética. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

MANGUEL, A. “O Espectador Comum: a Imagem como Narrativa”. In: Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Eichmberg Rosaura e Cláudia Straugh. São Paulo: Cia. das Letras, 2001.

MONTENEGRO, Tércia. O vendedor de Judas. Fortaleza: Edições UFC, 1998.

MONTENEGRO, Tércia. Linha férrea. São Paulo: Lemos Editorial, 2001.

MONTENEGRO, Tércia. O resto de teu corpo no aquário. Fortaleza: Secretaria de Cultura, 2005.

MONTENEGRO, Tércia. O tempo em estado sólido. São Paulo: Grua, 2012a.

MONTENEGRO, Tércia. Os espantos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2012b.

MONTENEGRO, Tércia. Um gesto raro. Jornal de Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba, [2015]. Disponível em: http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=316. Acesso em: 4 jan. 2019.

MONTENEGRO, Tércia. A literatura é uma arte visual. [São Paulo]: Blog da Companhia das Letras, 2015b. Disponível em: http://historico.blogdacompanhia.com.br/2015/04/a-literaturae-

uma-arte-visual/ Acesso em: 4 jan. 2019.

MORIN, E. “O Encanto da Imagem”. In: O Cinema ou o Homem Imaginário. Tradução de Luciano Loprete. Lisboa: É Realizações, 2015.

NANCY, J-L. “The Image – the Distinct”. In: The ground of Image. Tradução de Carlos Eduardo Schmidt Capela. New York: Perspectives of Continenal Philosophy, 2005. Disponível traduzido em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2016n22p97/34648 Acesso em 04 jan. 2019.

SCHØLLHAMMER, K.E. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Publicado

2019-12-16

Cómo citar

da Silva, L. F. G. (2019). A imagem da palavra e a palavra da imagem: o conto fotográfico de Tércia Montenegro. Letrônica, 12(3), e32923. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.32923