O papel do conhecimento de eventos no processamento de sentenças isoladas

  • Mahayana Cristina Godoy Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-7499-3290
  • Cláudia Brandão Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Luiz Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Neemias de Souza Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcus Alexandre Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Conhecimento de eventos, Compreensão linguística, Processamento de sentenças, Leitura autocadenciada.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar o papel do conhecimento de eventos no processamento linguístico. Evidências empíricas obtidas através de estudos em psicolinguística argumentam que o conhecimento de eventos faz parte de uma coleção de pistas pragmáticas que impactam o processo de compreensão da linguagem. No entanto, o experimento de leitura autocadenciada que conduzimos para investigar a questão não registra qualquer efeito nesse sentido, indicando que o conhecimento de evento, se acessado, não influenciou o processamento de palavras específicas em sentenças isoladas e de contexto preditivo. Considerando que tal resultado contraria uma série de achados prévios, argumentamos que (a) a natureza do efeito documentado por estudos anteriores precisa ser melhor explicada e explorada; (b) o modo de apresentação dos itens experimentais pode levar à adoção de estratégias distintas de processamento, o que explicaria a divergência de resultados; (c) algumas técnicas como leitura autocadenciada podem não ser sensíveis para captar o mesmo efeito registrado por meio de outros paradigmas. Embora a segunda explicação pareça mais razoável para dar conta de nossos dados, apenas futuras pesquisas poderão decidir pela sua validade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAAYEN, R. Harald; DAVIDSON, D.; BATES, Douglas, M. Mixed- ffects modeling with crossed random effects for subjects and items. Journal of Memory and Language, v. 59, p. 390-412, mar. 2008.

BÁSKÁNOVA, Jana; VAN BERKUM, Jos J. A.; WEBER, Kirsten; HAGOORT, Peter. A job interview in the MRI scanner: How does indirectness affect addressees and overhearers? Neuropsychologia, v. 76, p. 79-91, abr. 2015.

BATES, Douglas; MÄCHLER, Martin; BOLKER, Benjamin B.; ALKER, Steven C. Fitting Linear Mixed-Effects Models Using lme4. Journal of Statistical Software, v. 67, n. 1, p. 1-48, 2015.

BICKNELL, K.; ELMAN, J.; HARE, M.; MCRAE, K.; KUTAS, M. Effects f event knowledge in processing verbal arguments. Journal of Memory and Language, v. 63, p. 489–505, 2010.

BUZ, Esteban; TANENHAUS, Michael; JAEGER, T. Florian. Dynamically adapted contextspecific hyper-articulation: Feedback from interlocutors affects speakers’ subsequent pronunciations. Journal of Memory and Language, fev. 2016.

CHOW, Wing Yee. The Temporal Dimension of Linguistic Prediction. PhD Dissertation, University of Maryland, 2013.

DELONG, K.; URBACH, T.; KUTAS, M. Probabilistic word pre-activation during language comprehension inferred from electrical brain activity. Nature Neuroscience, v. 8, p. 1117-1121, 2005.

FEDERMEIER K.; KUTAS M. A rose by any other name: long-term memory structure and sentence processing. Journal of Memory and Language, v. 41, p. 469-495, 1999.

FERRETTI, Todd R.; MCRAE, Ken; HATHERELL, Andrea. Integrating Verbs, Situation Schemas, and Thematic Role Concepts. Journal of Memory and Language, v. 44, p. 516-547, maio 2001.

FINE, Alex B.; JAEGER, T. Florian; FARMER, Thomas A.; QIAN, Ting. Rapid expectation adaptation during syntactic comprehension. PLoS ONE, out. 2013.

GODOY, Mahayana; VIEIRA, Cláudia B.; CUNHA LIMA, Maria Luiza. Antecipação e processamento linguístico: uma revisão das principais evidências a favor da previsão. Signo, v. 41, n. 71, p. 63-74, maio-ago. 2016.

HAGOORT, Peter; HALD, Lea A.; BASTIAANSEN, Marcel C. M.; PETERSSON, Karl. Integration of word meaning and world knowledge in language comprehension. Science, v. 304, p. 438-441, abr. 2004.

JAGER, A.; PARENTE, M.A. Cognição e eletrofisiologia: uma revisão crítica das perspectivas nacionais. Psico-USF, v. 15, p. 171-180, 2010.

KAMIDE, Yuki; ALTMANN, Gerry TM; HAYWOOD, Sarah L. The time-course of prediction in incremental sentence processing: Evidence from anticipatory eye movements. Journal of Memory and Language, v. 49, n. 1, p. 133-156, jul. 2003.

KUPERBERG, Gina R. Separate streams or probabilistic inference? What the N400 can tell us about the comprehension of events. Language, Cognition and Neuroscience, p. 1-15, jan. 2016.

KUPERBERG, Gina. R.; JAEGER, T. Florian. What do we mean by prediction in language comprehension? Language, Cognition and Neuroscience, v. 31, n. 1, p. 32-50, nov. 2015.

KURUMADA, Chigusa; BROWN, Meredith; TANENHAUS, Michael K. Pragmatic interpretation of contrastive prosody: It looks like speech adaptation. The proceedings of the 35th annual meeting of the Cognitive Science Society, Sapporo, Japan, ago. 2012.

KUTAS, Marta; HILLYARD, Steven A. Brain potentials during reading reflect word expectancy and semantic association. Nature, v. 307, n. 5947, p. 1161-1163, jan. 1984.

LAU, Ellen; HOLCOMB, Phillip J.; KUPERBERG, Gina R. Dissociating N400 effects of prediction from association in single word contexts. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 25, n.3, p. 484-502, 2013.

MCCULLAGH, Peter e NELDER, John Ashworth. Generalized Linear Models, 2. ed. Taylor & Francis. 1989.

MACDONALD Maryellen C.; PEARLMUTTR, Neal J.; SEIDENBERG, Mark S. The lexical nature of syntactic ambiguity resolution. Psychological Review, v. 101, p. 676-703, 1994.

METUSALEM, Ross; KUTAS, Marta; URBACH, Thomas; HARE, Mary; MCRAE, Ken; ELMAN, Jeffrey. Generalized event knowledge activation during online sentence comprehension, Journal of Memory and Language, jan. 2012.

MILBURN, Evelyn; WARREN, Tessa; DICKEY, Michael Walsh. World knowledge affects prediction as quickly as selectional restrictions: evidence from the visual world paradigm. Language, Cognition and Neuroscience, v. 31, n. 4, p. 536-548, 2016.

NIEUWLAND, Mante; Ditman, Tali; KUPERBERG, Gina R. On the incrementality of pragmatic processing: An ERP investigation of informativeness and pragmatic abilities. Journal of Memory and Language, v. 63, n. 3, p. 324-346, jul. 2010.

NIEUWLAND, Mante; VAN BERKUM, Jos. A. When peanuts fall in love: N400 evidence for the power of discourse. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 18, p. 1098-1111, 2006.

OTTEN, M.; VAN BERKUM, J. A. Discourse-based word anticipation during language processing: Prediction of priming? Discourse Processes, v. 45, p. 464-496, 2008.

SEIDENBERG, Mark S.; MACDONALD, Maryellen C. A probabilistic constraints approach to language acquisition and processing. Cognitive science, v. 23, p. 569-588, 1999.

STAUB, Adrian; GRANT, Margaret; ASTHEIMER, Lori; COHEN, Andrew. The influence of cloze probability and item constraint on cloze task response time. Journal of Memory and Language, v. 82, p. 1-17, 2015.

SWETS, Benjamin; DESMET, Timothy; CLIFTON, Charles, Jr.; FERREIRA, Fernanda. Underspecification of syntactic ambiguities: Evidence from self-paced reading. Memory & Cognition, v. 36, p. 201-216, jan. 2008.

TANENHAUS, Michael K. Eye movements as a window into real-time spoken language comprehension in natural contexts. Journal of Psycholinguistic Research, 24, 1995.

VAN BERKUM, Jos J. A. The neuropragmatics of 'simple' utterance comprehension: An ERP review. In: SAUERLAND, U.; YATSUSHIRO, K. (Ed.). Semantics and pragmatics: from experiment to theory. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009. p. 276-316.

VAN BERKUM, Jos J. A; BROWN, Colin M.; ZWITSERLOOD, Pienie; KOOIJMAN, Valesca; HAGOORT, Peter. Anticipating upcoming words in discourse: evidence from ERPs and reading times. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 31, n. 3, p. 443, maio 2005.

VAN PETTEN, Cyma; LUKA, Barbara J. Prediction during language comprehension: Benefits, costs, and ERP components. International Journal of Psychophysiology, v. 83, n. 2, p. 176-190, 2012.

VIEIRA, Cláudia. B. A atuação de conhecimentos de eventos na compreensão da leitura. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo

Horizonte, 2015.

XIANG, Ming; KUPERBERG, Gina R. Reversing expectations during discourse comprehension. Language, Cognition, and Neuroscience. v. 30, n. 6, p. 648-672, 2015.

WARREN, Tessa; MCCONNELL, Kerry. Investigating effects of selectional restriction violations and plausibility violation severity on eyemovements in reading. Psychonomic Bulletin & Review, v. 14, p. 770-775, 2007.

WICHA, Nicole Y.; MORENO, Eva M.; KUTAS, Marta. Anticipating words and their gender: an event related brain potential study of semantic integration, gender expectancy, and gender agreement in Spanish sentence reading. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 16, n. 7, p. 1272–1288, set. 2004.

YILDIRIM, Ilker; DEGEN, Judith; TANENHAUS, Michael K.; JAEGER, T. Florian. Talkerspecificity and adaptation in quantifier interpretation. Journal of Memory and Language, v. 87, p. 128-143, abr. 2016.

ZWAAN, Rolf A.; RADVANSKY, Gabriel A. Situation models in language comprehension and memory. Psychological Bulletin, v. 123, n. 2, p. 162-185, 1998.

Publicado
2018-03-23
Como Citar
Godoy, M. C., Vieira, C. B., Andrade, G. L., de Souza Filho, N., & Nunes, M. A. (2018). O papel do conhecimento de eventos no processamento de sentenças isoladas. Letrônica, 10(2), 538-554. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26408