Habilidade metalinguística pragmática em crianças em idade escolar

Autores

  • Talita dos Santos Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.s.22397

Palavras-chave:

Consciência metapragmática, Pragmática inferencial, Crianças.

Resumo

Este estudo encontra-se no espaço de interação entre estudos da Psicolinguística, no que diz respeito à consciência metalinguística pragmática; e em estudos da Pragmática Inferencial, no que tange à compreensão do dêitico ‘aqui’ e de um ato de fala ilocutório/perlocutório direto. O objetivo foi traçar uma reflexão sobre o comportamento metalinguístico pragmático de crianças em idade escolar em relação à compreensão de uma promessa em tom de ameaça e um mecanismo de localização espacial do diálogo. Essa habilidade metalinguística consiste na capacidade de o indivíduo refletir sobre os aspectos contextuais que determinam o uso da língua, bem como de manipular informações advindas dessa relação (GOMBERT, 1992). Por exemplo, para compreender um ato de fala, os falantes se apoiam tanto em informações linguísticas quanto no contexto onde a interação verbal ocorre. O ato de fala ilocucionário (AUSTIN, 1962; SEARLE, 1979, 1981) é um exemplo dessa relação, já que o contexto e as informações linguísticas determinam/desencadeiam a realização de uma ação. Além desse exemplo, o uso de dêixis de lugar (LEVINSON, 2007) indica a localização onde ocorre a interação verbal, permitindo observar a relação entre o enunciado e o contexto de onde se fala. Os participantes da pesquisa são oito crianças entre sete e dez anos de idade, alunos de uma escola municipal da cidade de Jaguarão/RS. Como instrumento, foi aplicada uma tarefa contendo duas situações interativas, adaptadas de uma investigação sobre o processamento inferencial e a compreensão de implícitos (FLÔRES et al., 2013). A maioria dos participantes foi ineficiente na apreensão das informações contextuais, principalmente do ato de fala de promessa. Em relação à compreensão do dêitico ‘aqui’, os participantes utilizaram as informações contextuais para justificar suas escolhas. De um modo geral, este trabalho, pretende auxiliar nas eflexões sobre as habilidades metalinguísticas em crianças e também contribuir com discussões no campo da Pragmática.

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Biografia do Autor

Talita dos Santos Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluna do programa de pós-graduação da PUcrs, em nível de mestrado, área de concentração em linguística.

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

Gonçalves, T. dos S. (2016). Habilidade metalinguística pragmática em crianças em idade escolar. Letrônica, s114-s125. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.s.22397

Edição

Seção

Artigos