A proficiência de revisores de textos profissionais em uma tarefa de detecção de erros
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16845Palavras-chave:
Revisão de textos, Proficiência, Detecção de erros.Resumo
O revisor de textos profissional tem a função de corrigir e aprimorar o texto de outrem, de forma a contribuir para a qualidade da publicação. A revisão sob uma perspectiva cognitiva constituiu o embasamento teórico principal deste trabalho. Nessa perspectiva, a revisão tem sido abordada como um subprocesso da escrita, sendo que revisores e produtores de textos experientes seriam capazes de detectar com mais frequência erros de níveis globais cujas demandas ao processamento são maiores. Visando analisar a proficiência em revisão de textos, foi elaborada uma tarefa de leitura e detecção de erros, realizada por 14 revisores e 14 não revisores, na qual os sujeitos deveriam ler e revisar pequenos textos jornalísticos projetados no computador, clicando com o mouse nos erros e/ou inadequações que encontrassem. Verificou-se que a proficiência está ligada à capacidade de detectar tipos específicos de erros.Downloads
Referências
BAAYEN, R. Harald. Analyzing Linguistic Data: A Practical Introduction to Statistics using R. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: 1997.
CHI, Michelene T. H. Two Approaches to the Study of Experts’ Characteristics. In: ERICSON, K. et al. Anders. The Cambridge Handbook of Expertise and Expert Performance. New York: Cambridge University Press, 2006a, p. 21-29.
______. Laboratory Methods for Assessing Experts’ and Novice’ Knowledge. In: ERICSON, K. et al. Anders. The Cambridge Handbook of Expertise and Expert Performance. New York: Cambridge University Press, 2006b, p. 167-183.
DEDEYAN, Alexandra; LARGY, Pierre; NEGRO, Isabelle. Mémoire de travail et détection d’erreurs d’accord verbal: étude chez le novice et l’expert. Langages, 164, 2006, p. 57-70.
ERICSSON, K. Anders; PRIETULA, M. J.; COKELY, Edward T. The making of an expert. Harvard Business Review, July-August 2007, p. 1-7.
HAYES, J. R. et al. Cognitive processes in revision. In S. ROSENBERG (Ed.), Advances in psycholinguistics: (Vol. II.) Reading, writing, and language processing. Cambridge: Cambridge University Press, 1987, p. 176-240.
HINCKEL, V. Competences de revision au C.E.2 et C.M.2 selon le type d'erreurs et le nombre de lectures. Repères, n. 4, 1991, p. 139-152.
KLEIN, Gary A.; HOFFMAN, Robert R. Seeing the invisible: perceptual-cognitive aspects of expertise. In: RABINOWITZ, M. (ed.). Cognitive Science Foundations of Instruction. Mahwah, N. J: Eribaum, 1992, p. 203-226.
LEITE, Délia Ribeiro. O olhar do profissional: estudo do movimento ocular na leitura realizada por revisores de textos. Tese de doutorado. Faculdade de Letras, UFMG, 2014.
MARTINS, Eduardo. Manual de Redação e Estilo: O Estado de São Paulo. São Paulo: Moderna, 1997.
PINTO, Ildete Oliveira. O livro: Manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.
PLUMB, Carolyn et al. Error correction in text: testing the processing-deficit and knowledge-deficit hypotheses. Reading and writing: a interdisciplinary jornal, n. 6, 1994, p. 347-360.
RIBEIRO, Ana Elisa. Em busca do texto perfeito: (in)distinções entre as atividades do editor de texto e do revisor de provas na produção de livros. Juiz de Fora: XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 2007.
ROUSSEY, Jean-Yves; PIOLAT, Annie; GUERCIN, François. Revising strategies for different text types. Language and Education, v. 4, n. 1, 1990, p. 51-65.
VIGNEAU, François et al. La révision de texte: une comparaison entre réviseurs débutants et experimentes. Revue des sciences de l'éducation, v. 23, n. 2, 1997, p. 271-288.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.