Nietzsche, criador de metáforas, aforismos, ensaios, narrativa e poesia
Palavras-chave:
Nietzsche, metáfora, aforismo, ensaio, gênero literárioResumo
O que há de particularmente vivo na escrita filosófica que materializa elementos e gêneros literários? Para onde e para que tipo de hibridismo o encontro das escritas apontam? A partir de tais perguntas, este texto reflete sobre a escrita literária do filósofo Nietzsche. Sobre a relação entre sua escrita metafórica e as considerações sobre a natureza metafórica da linguagem, elaboradas pelo filósofo. Sobre o aforismo e o ensaio na obra nietzschiana, sua imbricação constante e hibridismo. Sobre a narrativa e a poesia corporificadas nos ensaios e aforismos e, ainda, a narrativa que se constrói poeticamente em Assim falou Zaratustra.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.