Nietzsche, criador de metáforas, aforismos, ensaios, narrativa e poesia

Autores/as

  • Heloísa Helena Siqueira Correia Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palabras clave:

Nietzsche, metáfora, aforismo, ensaio, gênero literário

Resumen

O que há de particularmente vivo na escrita filosófica que materializa elementos e gêneros literários? Para onde e para que tipo de hibridismo o encontro das escritas apontam? A partir de tais perguntas, este texto reflete sobre a escrita literária do filósofo Nietzsche. Sobre a relação entre sua escrita metafórica e as considerações sobre a natureza metafórica da linguagem, elaboradas pelo filósofo. Sobre o aforismo e o ensaio na obra nietzschiana, sua imbricação constante e hibridismo. Sobre a narrativa e a poesia corporificadas nos ensaios e aforismos e, ainda, a narrativa que se constrói poeticamente em Assim falou Zaratustra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heloísa Helena Siqueira Correia, Fundação Universidade Federal de Rondônia

É graduada em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência docente em teoria e crítica literária, literatura brasileira, estética e filosofia. Pesquisa as relações entre literatura e filosofia, o fantástico literário em textos de literatura brasileira e latino-americana, entre outras, e os processos de leitura literária. Atualmente é professora adjunta da Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR, lecionando as disciplinas de teoria e crítica literária no Curso de Licenciatura em Letras-Português e no Programa de Mestrado em Estudos Literários. É membro do GT ANPOLL "Vertentes do Insólito Ficcional" e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários da UNIR. Estuda principalmente a obra dos seguintes autores: Antônio Cândido, Benedito Nunes, Terry Eagleton, Platão, Nietzsche, Jorge Luís Borges, Júlio Cortázar e Murilo Rubião. Desenvolve o projeto de pesquisa interdisciplinar “O fantástico: intersecções críticas”.

Publicado

2014-05-31

Cómo citar

Correia, H. H. S. (2014). Nietzsche, criador de metáforas, aforismos, ensaios, narrativa e poesia. Letrônica, 6(2), 798–814. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/15040