Diálogos filosóficos em O tempo e o vento, de Erico Verissimo
Palavras-chave:
Erico Verissimo, positivismo, evolucionismo social.Resumo
A representação da História no romance O tempo e o vento inclui três das mais importantes correntes filosóficas assimiladas pelos intelectuais no final do século XIX e início do XX. Nos diálogos entre os personagens Rodrigo Cambará, Rubim Veloso e Jairo Bittencourt encontramos referências ao positivismo de Augusto Comte, ao evolucionismo social de Spencer e ao super-homem de Nietzsche. Esses diálogos falam sobre um período crucial da história cultural e política brasileira e ajudam a caracterizar a postura ideológica dos personagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.