O exercício de produção textual sob os princípios da teoria das operações enunciativas

Autores

  • Marilia Blundi Onofre UFSCAR
  • Márcia Cristina Romero UNIFESP

Palavras-chave:

Enunciação, Ensino de Línguas, Produção Textual

Resumo

As reflexões que se apresentam, neste artigo, pretendem apontar a complexa relação, que julgamos flagrante, entre as propostas de produção de texto como exercício escolar, os textos produzidos pelos alunos em resposta aos exercícios propostos e as avaliações desse processo de produção textual pelos professores-avaliadores. As nossas observações têm como centro a leitura que o aluno faz de uma dada proposta de produção textual que o leva a uma produção linguística. Esse exercício de leitura será submetido a duas perspectivas teóricas diferentes, observado a partir do conceito de criatividade. Uma primeira que tem como parâmetro os princípios, em geral, adotados pela escola[1], para o qual nos apoiamos na avaliação feita pelo professor (avaliador do texto apresentado), e uma segunda, que tem como referência os princípios teórico-metodológicos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), de autoria do linguista Antoine Culioli (1990). A opção por esta última justifica-se pelo fato de se fundamentar em questões linguístico-cognitivas nas quais pautamos as nossas reflexões sobre o ensino de língua.

[1] É preciso considerar que, nesse caso, não se tem um quadro teórico claro, pelo qual se estabelecem os requisitos a serem cumpridos na produção textual. Esses requisitos pautam-se, sempre, pelas máximas a serem alcançadas, porém, nem todos têm esses lugares definidos, citando, como exemplo, o requisito criatividade. Acrescenta-se, ainda, que embora a nossa análise não seja exaustiva, dado que se faz sobre uma única proposta, consideramos, com o risco das generalizações, essa abordagem predominante nos contextos que envolvem a produção de texto como exercício didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Blundi Onofre, UFSCAR

É docente no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve suas pesquisas nas áreas de Linguística, Ensino de Língua e Estudos Enunciativos.

Márcia Cristina Romero, UNIFESP

É docente no Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É pesquisadora nas áreas de Educação, Linguística e Enunciação Linguística.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Onofre, M. B., & Romero, M. C. (2014). O exercício de produção textual sob os princípios da teoria das operações enunciativas. Letrônica, 6(2), 549–566. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/14752

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)