O exercício de produção textual sob os princípios da teoria das operações enunciativas
Palabras clave:
Enunciação, Ensino de Línguas, Produção TextualResumen
As reflexões que se apresentam, neste artigo, pretendem apontar a complexa relação, que julgamos flagrante, entre as propostas de produção de texto como exercício escolar, os textos produzidos pelos alunos em resposta aos exercícios propostos e as avaliações desse processo de produção textual pelos professores-avaliadores. As nossas observações têm como centro a leitura que o aluno faz de uma dada proposta de produção textual que o leva a uma produção linguística. Esse exercício de leitura será submetido a duas perspectivas teóricas diferentes, observado a partir do conceito de criatividade. Uma primeira que tem como parâmetro os princípios, em geral, adotados pela escola[1], para o qual nos apoiamos na avaliação feita pelo professor (avaliador do texto apresentado), e uma segunda, que tem como referência os princípios teórico-metodológicos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), de autoria do linguista Antoine Culioli (1990). A opção por esta última justifica-se pelo fato de se fundamentar em questões linguístico-cognitivas nas quais pautamos as nossas reflexões sobre o ensino de língua.[1] É preciso considerar que, nesse caso, não se tem um quadro teórico claro, pelo qual se estabelecem os requisitos a serem cumpridos na produção textual. Esses requisitos pautam-se, sempre, pelas máximas a serem alcançadas, porém, nem todos têm esses lugares definidos, citando, como exemplo, o requisito criatividade. Acrescenta-se, ainda, que embora a nossa análise não seja exaustiva, dado que se faz sobre uma única proposta, consideramos, com o risco das generalizações, essa abordagem predominante nos contextos que envolvem a produção de texto como exercício didático.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.