Fatores que impactam na proficiência em leitura em L2
Palavras-chave:
leitura em L2, input, exposição, neuroimagem.Resumo
O ato de ler requer um processamento cognitivo complexo, principalmente no que tange a leitura em uma segunda língua (L2), pois há inúmeros fatores que impactam na proficiência dessa habilidade. Discutiremos nesse trabalho três fatores que consideramos relevantes: tipo de instrução, frequência de exposição a textos em L2 e influência da competência em leitura na língua materna (L1). Tais fatores contribuem para o ensino de leitura em L2, uma vez que os mesmos dão sustentação à prática pedagógica, principalmente em um ambiente de não imersão como é o caso do aprendizado de língua inglesa no Brasil. Utilizamos dados de neuroimagem para dar suporte a nossa discussão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-03-30
Como Citar
Jerônimo, G. M. (2013). Fatores que impactam na proficiência em leitura em L2. Letrônica, 5(3), 154–169. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/12170
Edição
Seção
Linguística
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.