Aquisição de segunda língua em contextos de bilinguismo societal

Autores

  • Elisângela Kipper Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT

Palavras-chave:

Bilinguismo, transferência, contato linguístico, estigmatização

Resumo

O presente artigo trará uma reflexão teórica a partir dos conceitos de bilinguismo, interferência, interlíngua e troca de códigos. Esta abordagem teórica é bastante relevante para a compreensão do processo de aquisição de segundas línguas, tanto em contextos formais, como informais. No que tange às línguas em contato, serão citados os diferentes contextos em que o português brasileiro mantém contato com outras línguas, no entanto, a discussão central será no caso do contato do português com o espanhol. Será discutida a questão da estigmatização de algumas variedades linguísticas e o preconceito ideológico incutido nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Kipper, Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT

Graduada em Letras Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas- FURG, 2009. Mestre em Letras, Linguística. PUCRS, 2012. Professora de Língua Espanhola no IFMT; Campus Barra do Garças, MT.

Downloads

Publicado

2013-03-30

Como Citar

Kipper, E. (2013). Aquisição de segunda língua em contextos de bilinguismo societal. Letrônica, 5(3), 88–102. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/12162