Percurso enunciativo da palavra “sistema” em textos de leis sobre cotas na universidade

Autores

  • Isabel Cristina Rodrigues UERJ

Palavras-chave:

reserva de vagas, universidade pública, análise do discurso, constituição de arquivo

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de oito texto de leis, a saber, aqueles que tratam de políticas de reserva de vagas em universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Em uma perspectiva discursiva de análise, que relaciona sentidos a modos de apropriação da linguagem socialmente constituídos (Maingueneau, 1993), e tomando por base as noções de arquivo e de descontinuidade de Foucault (1969), o foco desta análise recai sobre o uso da palavra “sistema” na parte preliminar das referidas leis, justamente onde se encontram a ementa, que apresenta uma espécie de resumo da proposição feita na lei, e o artigo 1º, que delimita o objeto da lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Rodrigues, UERJ

Isabel Cristina Rodrigues é professora de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Linguística pela UERJ e doutoranda em Estudos da Linguagem pela UFF, é membro dos GRPesq/CNPq “Práticas de linguagem, trabalho e formação docente” (UFF) e “PraLinS” (UERJ). Em 2009, organizou com Del Carmen Daher e Maria Cristina Giorgi o livro Trajetórias em enunciação e discurso: práticas de formação docente, publicado pela Editora Claraluz.

Downloads

Publicado

2012-11-05

Como Citar

Rodrigues, I. C. (2012). Percurso enunciativo da palavra “sistema” em textos de leis sobre cotas na universidade. Letrônica, 5(2), 183–198. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/11280