Percurso enunciativo da palavra “sistema” em textos de leis sobre cotas na universidade
Palavras-chave:
reserva de vagas, universidade pública, análise do discurso, constituição de arquivoResumo
Este trabalho apresenta uma análise de oito texto de leis, a saber, aqueles que tratam de políticas de reserva de vagas em universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Em uma perspectiva discursiva de análise, que relaciona sentidos a modos de apropriação da linguagem socialmente constituídos (Maingueneau, 1993), e tomando por base as noções de arquivo e de descontinuidade de Foucault (1969), o foco desta análise recai sobre o uso da palavra “sistema” na parte preliminar das referidas leis, justamente onde se encontram a ementa, que apresenta uma espécie de resumo da proposição feita na lei, e o artigo 1º, que delimita o objeto da lei.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.