História Pública, História em Quarentena e Ditadura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.39013

Palavras-chave:

História pública, Ditadura, Historiografia, História em Quarentena

Resumo

Este artigo explora o acervo do Projeto História em Quarentena – iniciativa de história pública divulgada através da internet. Praticada durante a pandemia da Covid-19 como parte do repertório da História Pública, a experiência deixou um legado de aproximadamente 150 horas de material gravado disponibilizado no Facebook e Youtube. O conteúdo produzido evidencia o potencial do projeto para o ensino e a pesquisa histórica a respeito de questões socialmente vivas. Com base nesta lógica, selecionamos a série de vídeos “Mitos da Ditadura” no Brasil. Nossa abordagem consistiu na sistematização dos principais “mitos” que aparecem no debate e como a historiografia tem contribuído na sua problematização. Além disso, refletimos sobre as agendas de pesquisa suscitadas pelas discussões. O Projeto História em Quarentena é um laboratório para reflexão sobre possibilidades e dilemas da divulgação científica e sua conexão com a história pública.

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Biografia do Autor

Antonio Mauricio Freitas Brito, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia, (UFBA), em Salvador, BA, Brasil; professor do Departamento de História/Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal da Bahia,
(UFBA), em Salvador, BA, Brasil.

Iracélli da Cruz Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Ilhéus, BA, Brasil.

Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, (UFF), em Niterói, RJ, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, (IFBA), em Ilhéus, BA, Brasil.

Rafael Rosa da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Catu, BA, Brasil.

Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, BA, Brasil; Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, (IF Baiano), em Catu, BA, Brasil.

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

Brito, A. M. F., da Cruz Alves, I., & Rosa da Rocha, R. (2021). História Pública, História em Quarentena e Ditadura. Estudos Ibero-Americanos, 47(2), e39013. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.39013

Edição

Seção

História Pública na América Latina: mediações do passado, demandas sociais e tempo presente