História Pública, História em Quarentena e Ditadura
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.39013Palavras-chave:
História pública, Ditadura, Historiografia, História em QuarentenaResumo
Este artigo explora o acervo do Projeto História em Quarentena – iniciativa de história pública divulgada através da internet. Praticada durante a pandemia da Covid-19 como parte do repertório da História Pública, a experiência deixou um legado de aproximadamente 150 horas de material gravado disponibilizado no Facebook e Youtube. O conteúdo produzido evidencia o potencial do projeto para o ensino e a pesquisa histórica a respeito de questões socialmente vivas. Com base nesta lógica, selecionamos a série de vídeos “Mitos da Ditadura” no Brasil. Nossa abordagem consistiu na sistematização dos principais “mitos” que aparecem no debate e como a historiografia tem contribuído na sua problematização. Além disso, refletimos sobre as agendas de pesquisa suscitadas pelas discussões. O Projeto História em Quarentena é um laboratório para reflexão sobre possibilidades e dilemas da divulgação científica e sua conexão com a história pública.
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