Heterotópicos e nacionais. Debates histórico-antropológicos sobre o samba na Era Vargas (1930-1945)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.27092Palavras-chave:
samba, identidade nacional brasileira, heterotopia, lugares de memória, Rio de Janeiro.Resumo
Desenvolve-se uma reflexão histórico-antropológica sobre a relação entre a nacionalização do samba, a institucionalização dos Grêmios Recreativos Escolas de Samba, e a constituição política da identidade nacional mestiça na Era Vargas (1930-1945). Conceituamos o samba como “prática heterotópica”, argumentando que, em sua nacionalização, as agremiações de sambistas cariocas operaram como agentes ressignificadores do conflito racial brasileiro, dotando a mestiçagem do projeto identitário varguista de um caráter dialético.
Downloads
Referências
Appadurai , Arjun. Modernity at Large. Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnessota Press, 2000. Bastide, Roger. O Candomblé na Bahia, Rito Nagô. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1961.
Beserra , Bernadete. Sob a sombra de Carmen Miranda e do carnaval: brasileiras em Los Angeles. ..., 2007.
Bonilla -Silva , Eduardo. The Essential Social Fact of Race. American Sociological Review, Chicago, v. 64, n. 6, p. 899-906, dez. 1999. <https://doi.org/10.2307/2657410>.
Borges de Souza, Lucas; Jacobsen Gloeckner, Ricardo. Biopolítica e Governamentalidade na Belle Époque carioca: Alguns apontamentos iniciais sobre o controle médico da população e do espaço urbano. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, n. 113, p. 431-476, jul.-dez. 2016.
Bourdieu , Pierre. Las estrategias de la Reproducción Social. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2011.
Brown, Diana; Bick, Mario. Religion, Class, and Context: Continuities and Discontinuities in Brazilian Umbanda. American Ethnologist, Nova York, v. 14, n. 1, 73-93, fev. 1987.
Bruhns , Heloisa. Futebol, Carnaval e Capoeira. Entre as gingas do corpo brasileiro. Campinas: Papirus Editora, 2000.
Buarque de Holanda, Sérgio. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2006.
Burdick, John. The Lost Constituency of Brazil's Black Movements. Latin American Perspectives, Riverside, v. 25, n. 1, p. 136-155, jan. 1998. <https://doi.org/10.1177/0094582X9802500110>.
Butler, Kim. From Black History to Diasporan History: Brazilian Abolition in Afro-Atlantic Context. African Studies Review, Cambridge, v. 43, n. 1, p. 129-139, abr. 2001.
Carvalho , José M. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
Chasteen , John C. The Prehistory of Samba: Carnival Dancing in Rio de Janeiro, 1840-1917. Journal of Latin American Studies, Cambridge, v. 28, n. 1, 29-47, fev. 1996. <https://doi.org/10.1017/S0022216X00012621>.
Chvaicer , Maya Talmon. The Criminalization of Capoeira in Nineteenth-Century Brazil. Hispanic American Historical Review, Durham, v. 82, n. 3, p. 525-547, ago. 2002.
Cli fford , James. Spatial Practices: Fieldwork, Travel, and the Disciplining of Anthropology. In: Gupta , Akhil; Ferguson , James (Eds.). Anthropological Locations. Boundaries and Grounds of a Field Science. Berkeley: University of California Press, 1997. p. 185-222.
Comaroff, Jean. Body of power, spirit of resistance: The culture and history of a South African people. Chicago: University of Chicago Press, 2013.
Comaro ff, John; Comaro ff, Jean. Ethnography and the Historical Imagination. Boulder-Colo: Westview Press, 1992.
Da Matta , Roberto. Carnavales, malandros y héroes: hacia una sociología del dilema brasile-o. México, DF: Fondo de Cultura Económico, 1997.
______. Relativizando. Petrópolis: Vozes, 1981.
Downey, Gregory. Domesticating an Urban Menace: Reforming Capoeira as a Brazilian National Sport. The International Journal of the History of Sport, Londres, v. 19, n. 4, p. 1-32, dez. 2002 <https://doi.org/10.1080/714001792>.
Efegê, Jota. Maxixe: a dança excomungada. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.
Fabian , Johannes. Memory against Culture. Arguments and Reminders. Durham: Duke University Press, 2007.
______. Time and the other: How anthropology makes its object. Nova York: Columbia University Press, 2002.
Farnell , Brenda. Moving Bodies, Acting Selves. Annual Review of Anthropology, Palo Alto, n. 28, p. 341-373, out. 1999.
Fausto , Boris. Brasil, de colonia a democracia. Madrid: Alianza Editorial, 1995.
Fernandes , Florestan. O Negro no Mundo dos Brancos. São Paulo: Difel, 1972.
Figueiredo, Luciana da Conceição. Jongo e resistência cultural. Revista África e Africanidades, Quissamã, v. 2, n. 8, s/p., fev. 2010.
Flor y, Thomas. Race and Social Control in Independent Brazil. Journal of Latin American Studies, Cambridge, v. 9, n. 2, p. 199- 224, nov. 1977. <https://doi.org/10.1017/S0022216X000 20587>.
Fontaine , Pierre-Michel. Research in the Political Economy of Afro-Latin America. Latin American Research Review, Pittsburg, v. 15, n. 2, p. 111-141, maio-ago. 1980.
Foucault , Michel. Of other spaces. Diacritics, Baltimore, v. 16, n. 1, p. 22-27, abr. 1986. <https://doi.org/10.2307/464648>. fREIRE-mEDEIROS, Bianca. O Rio de Janeiro que Hollywood inventou. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2005.
______. The Travelling City: U.S. Representations of Rio de Janeiro in Films, Travelogues, and Scholarly Writings (1930s-1990s). 2002. Tese (Doutorado em História e Teoria da Arte e da Arquitetura) – Birminghan University, Birminghan, 2002.
Freyre, Gilberto. Casa Grande y Senzala. Formación de la familia brasile-a bajo el régimen de la economía patriarcal. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1973.
Gilroy, Paul. The Black Atlantic. Modernity and Double Consciussness. Londres: Verso, 2002.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1974.
Gordon, Jacob. Yoruba Cosmology and Culture in Brazil: A Study of African Survivals in the New World. Journal of Black Studies, Nova York, v. 10, n. 2, p. 231-244, dez. 1979 <https://doi.org/10.1177/002193477900900406>.
Gordon , Edmund; Anderson , Mark. The African Diaspora: Toward an Ethnography of Diasporic Identification. The Journal of American Folklore, Columbus, v. 112, n. 445, p. 282-296, jun. 1999. .
Graden, Dale. An Act Even of Public Security: Slave Resistance, Social Tensions, and the End of the International Slave Trade to Brazil, 1835-1856. The Hispanic American Historical Review, Durham, v. 76, n. 2, p. 249-282, maio 1996.
Gupta , Akhil; Ferguson, James. Discipline and Practice. 'The Field' as Site, Method, and Location in Anthropology. In: Gupta , Akhil; Ferguson, James (Eds.). Anthropological Locations. Boundaries and Grounds of a Field Science. Berkeley: University of California Press, 1997. p. 1-46.
Hanchard , Michael. Orpheus and the Power. The Movimento Negro of Rio de Janeiro and São Paulo. Princeton: Princeton University Press, 1994.
Hers kovits , Melville. The Negro in Bahia, Brazil: A Problem in Method. American Sociological Review, Washington, v. 8, n. 4, p. 394-402, ago. 1943.
Hetherington , Kevin. Identity Formation, Space and Social Centrality. Theory, Culture & Society, Londres, v. 13, n. 4, p. 31-52, nov. 1996.
Hollo way, Thomas H. “A Healthy Terror”: Police Repression of Capoeiras in Nineteenth-Century Rio de Janeiro. The Hispanic American Historical Review, Durham, v. 69, n. 4, p. 637-676, nov. 1989. <https://doi.org/10.2307/2516095>.
Iglesias , Francisco. Historia Política de Brasil. Madri: Fundación MAPFRE, 1992.
Kaeppler, Adrienne. Dance in anthropological perspective. Annual Review of. Anthropology, Palo Alto, v. 7, p. 31- 49, out. 1978. <https://doi.org/10.1146/annurev.an.07.100178.000335>.
Kazama, Ayaka. Local citizenship and the realization of political rights of Japonese Brazilians: comparatives studies of Aichi and Yamanashi Prefectures of Japan. Atas do 4th International Conference on Human Rights & Human Development. Thailandia: Chulalongkorn University, 2011.
Landes, Ruth. Fetish Worship in Brazil. The Journal of American Folklore, Columbus, v. 53, n. 110, p. 261-270, out.-dez. 1940 <https://doi.org/10.2307/535786>.
Leeds, Anthony; Leeds, Elizabeth. A Sociologia do Brasil Urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
Lewis, John L. Genre and Embodiment. From Brazilian Capoeira to an Ethnology of human movement. Cultural Anthropology, Arlington, v. 10, p. 221-243, maio 1995.
______. Rings of Liberation: deceptive discourse in Brazilian Capoeira. Chicago: University of Chicago Press, 1992.
______. Sex and Violence in Brazil. Carnaval, capoeira and the problem of everyday life. American Ethnologist, Arlington, v. 26, n. 3, p. 539-557, ago. 1999.
Lins Ribeiro, Gustavo. O que faz do Brasil, Brazil. Jogos identitários em San Francisco. Série Antropologia, Brasília, n. 237, p. 2-23, jul. 1998.
Lopes , Nei. O negro no Rio de Janeiro e sua tradição musical: partido-alto, calango, cabulas, e outras cantorias. Rio de Janeiro: Palla, 1992.
Machado, Igor José de Renó. Estado-nação, identidade-para-omercado e representações de nação. Revista de Antropologia USP, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 207-234, jun. 2004.
Manzo, Enrique Guerra. Las teorías sociológicas de Pierre Bourdieu y Norbert Elias: los conceptos de campo social y habitus. Estudios Sociológicos, México DF, v. XXVIII, n. 83, p. 383-409, maio-ago. 2010.
Moura, Roberto. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1983.
Nobles , Melissa. Shades of Citizenship. Race and the Census in Modern Politics. Standford: Stanford University Press, 2000.
NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, v. 10, 7-28, dez. 1993.
Orti z, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 2003.
Palomino , Pablo. Tango, samba and love. Apuntes de Investigación del CECYP, Buenos Aires, n. 12, p. 71-101, jul. 2007.
Parker , Richard, G. Bodies, Pleasures, and Passions: Sexual Culture in Contemporary Brazil. Boston: Beacon Press, 1991.
Patterson , Tiffany; Kelle y, Robin. Unfinished Migrations: Reflections on the African Diaspora and the Making of the Modern World. African Studies Review, Cambridge, v. 43, n. 1, p. 11-45, abr. 2000. <https://doi.org/10.2307/524719>.
Prando, Flavia. Desde que o Samba é Samba: Identidade e Diversidade do Gênero Musical Nacional. Atas do XI Encontro de estudos multidisciplinares de cultura (ENECULT). Salvador (Brasil), 11-14 de agosto, 2015.
Reed, Susan A. The Politics and Poetics of Dance. Annual Review of Anthropology, Palo Alto, n. 27, p. 503-532, out. 1998.
Sandroni , Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
Segato , Rita. The Color-Blind Subject of Myth; Or, Where to Find Africa in the Nation. Annual Review of Anthropology, Palo Alto, n. 27, p. 129-151, out. 1998.
Sodré, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
______. Claros e Escuros. Identidade, Povo e Mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.
______. Mestre Bimba, corpo de mandinga. Rio de Janeiro: Manati, 2002.
______. O terreiro e a cidade. A forma social negro-brasileira. Petrópolis: Vozes, 1988.
______. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Codecri, 1979.
Viana, Claudius G. de A. Realengo e a escola militar: um estudo sobre memória e patrimônio urbano. Revista Mosaico, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 39-59, dez. 2009.
Vianna , Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
Yelvington , Kevin. The Anthropology of Afro-Latin America and the Caribbean: Diasporic Dimensions. Annual Review of Anthropology, Palo Alto, n. 30, p. 227-260, out. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Menara Lube Guizardi, Márcio Grijó Vilarouca
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.