Ficar menos no templo e mais na rua: transformação do espaço evangélico chileno, 1990-2012

Autores

  • Evguenia Fediakova Instituto de EStudios Avanzados de la Universidad de SAntiago de Chile

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2014.2.16699

Palavras-chave:

Evangélicos. Pentecostais. Espaço religioso. Mudanças político-sociais.

Resumo

Durante os últimos dez anos, o mundo evangélico chileno sofreu significativas alterações em seu espaço religioso. O templo, como uma estrutura construída, deixou de ser o principal local para orações e atividades de desenvolvimento religioso, levando ao surgimento de outras formas de expressão da crença, as quais não são necessariamente eclesiásticas. Por um lado, os evangélicos e pentecostais que não se sentem representados no estrito e delimitado mundo da igreja, abandonaram-na para exercer a sua religiosidade de forma diferente: participando em grupos de discussões interdenominacionais, em ONGs de ajuda social, ou ainda em centros de estudos políticos. Por outra parte, diminuiu a influência da religião formal, surgindo espaço para diferentes expressões extras eclesiásticas e formas de “cristianismo sem religião”. O próprio conceito de “templo” mudou de significado, convertendo um espaço de culto qualquer, em local de comunicação direta entre o crente e Deus. Esta diversidade de espaços religiosos evangélicos tem implicações importantes para as relações entre os cristãos com a sociedade, com o mundo político e universitário, bem como com a evolução da mesma identidade evangélica e Pentecostal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evguenia Fediakova, Instituto de EStudios Avanzados de la Universidad de SAntiago de Chile

Ph.D en Ciencia Política, Investigadora del Instituto de Estudios Avanzados de la USACH. El artículo está redactado en el marco del proyecto FONDECYT Nº 1130220 “Saliendo del “refugio de las masas”. Evangélicos chilenos y su compromiso cívico-social, 1990-2010”.

Referências

ALVAREZ, S.; DAGNINO, E.; ESCOBAR, A. Cultures of Politics, Politics of Cultures. Re-visioning Latin American Social Movements. Boulder: Westview Press, 1998.

BASTIAN, J-P. Protestantismos y modernidad latinoamericana. Historia de unas minorías religiosas urbanas en América Latina. México: Fondo de Cultura Económica, 1994.

BERRYMAN, Ph. Churches as Winners and Losers in the Network Society. Journal of Interamerican Studies and World Affairs, University of Miami, v. 41, n. 4, p. 21-34, 1999.

BOTHNER, M. El soplo del Espíritu: Perspectivas sobre el movimiento pentecostal en Chile. Estudios Públicos, Santiago: CEP, n. 55, p. 261-296, 1994.

CASANOVA, J. The Public Religion in the Modern World. Chicago: Chicago University Press, 1993.

CLEARY, E.; STEWART-GAMBINO, H. (Ed.) Power, Politics and Pentecostals in Latin America. Boulder: Westview Press, 1998.

DELGADO MOREIRA, J. Cultural citizenship and the creation of European Identity. Electronic Journal of Sociology, v. II, n. 3, 1997. ISSN: 1198 3655.

FEDIAKOVA, E. Religión, política, ciudadanía: cambio de paradigmas en las iglesias evangélicas en Chile postguerra fría. Bicentenario, Santiago, p. 71-98, 2007.

FEDIAKOVA, E. Saliendo del “refugio de las masas”. Evangélicos chilenos y compromiso social (1990-2010). In: PARKER, C. (Ed.). Religión, Política y cultura en América Latina. Santiago: IDEA-ACSRM, 2012.

FEDIAKOVA, E. Evangélicos, política y sociedad en Chile. Dejando el refugio de las masas, 1990-2010. Santiago: IDEA-CEEP, 2013.

FEDIAKOVA, E. Clash of generations? Evangelical Youth and Religious Tradition in Chile, 1990-2009. Social Compass (índice ISI), Bélgica, Universidad de Lovaina, v. 61, issue 1, p. 108-120, March 2014.

FONTAINE, T.; HAROLD BEYER, Arturo. Retrato del movimiento evangélico a la luz de las encuestas de opinión pública. Estudios Públicos, Santiago: CEP, p. 63-124, 1991.

FRESTON, P. Pentecostalism en Latin Amercia: Characteristics and Controversies.Social Compass, Londres, v. 45, n. 3, 1998.

JELIN, E. ¿Ciudadanía emergente o exclusión? Movimientos sociales y ONG en los años noventa. Revista Mexicana de Sociología, n. 4, p.91-108, 1994.

KYMLICKA, W.; NORMAN, W. Citizenship in Diverse Societies. Oxford: Oxford University Press, 2000.

LALIVE D’ EPINAY, Ch. El refugio de las masas. Santiago: El Pacífico, 1968.

LEHMANN, D. L’économie miraculeuse de la religion: essai sur le capital social. Social Compass, v. 55, n. 4, p. 457-478, 2008.

LUCKMANN, T. Religion and Morality in Modern Europe Compared to the Religious Situation en the United States of America. In: GIEZEN, B.; SUBER, D. Religion and Politics. 2005. p. 75-92

MARTÍN, D. Tongues of Fire: The Explosion of Protestantism in Latin America. Oxford: Blackwell, 1990.

MARTIN, D. Otro tipo de revolución cultural. El protestantismo radical en América Latina. Estudios Públicos, Santiago: CEP, n. 44, p. 39-62, 1991.

MARTIN, D. Pentecostalism: The World Their Parish. Oxford: Blackwell, 1998.

OSSA, M. La identidad pentecostal. Persona y Sociedad, Santiago: ILADES, n. 1,p. 189-196, 1996.

PAKULSKY, Jan. Cultural citizenship. Citizenship Studies, London: Routledge, v. 1, n. 1, p. 73-86, 1997.

PARKER, C. Otra lógica de América Latina. Santiago: Fondo de Cultura Económica, 1993.

PARKER, C. Pluralismo religioso, educación y ciudadanía. Dossie: Pluralidade Religiosa na América Latina, Brasilia: Universidade de Brasilia, v. 23, n. 2, p. 281-354, 2008.

PETERSON, A.; VÁSQUEZ, M.; WILLIAMS, Ph. Christianity, Social Change and Globalization in the Americas. Rutgers, USA, 2001.

PUTNAM, R. Bowling alone. The Collapse and Revival of American Community. New York: Simon and Shuster, 2000.

PUTNAM, R.; FELDSTEIN, L.; COHEN, D. Better Together. Restoring the American Community. New York: Simon & Schuster Paperbacks, 2004.

PUTNAM, R.; CAMPBELL. American Grace. How Religion Divides and Unites Us. New York-London: Simon & Schuster Paperbacks, 2010.

ROSALDO, R. Cultural Citizenship, Inequality and Multiculturalism. In: TORRES, R. et al. 2006. p. 253-261.

SEPÚLVEDA, J. De Peregrinos a Ciudadanos. Breve historia del cristianismo evangélico en Chile. Santiago: Fundación Konrad Adenauer/Facultad Evangélica Teológica, 1999.

SMITH, C.; PROKOPY, J. Latin American Religion in Motion. New York-London: Routledge, 1999.

STROMSNES, K. The Importance of Church Attendance and Membership in Religious Voluntary Organizations for the Formation of Social Capital. Social Compass, Louvain, v. 55, n. 4, p. 478-496, 2008.

STEVENSON, Nick. Cultural Citizenship in the “Cultural” Society: A Cosmopolitan Approach. Citizenship Studies, London: Routledge, v. 7, n. 3, p. 331-348, 2003.

VALENZUELA, S.; SCULLY, T.; SOMMA, N. The Enduring Presence of Religion in Chilean Ideological Positioning and Voter Options. Comparative Politics, New Brunswick, v. 40, n. 1, p. 1-20, 2007.

VALENZUELA, S.; SCULLY, T.; SOMMA, N. Creencias religiosas, identidades y religiosidad, In: VALENZUELA, E.; SCHCARTZMAN, S.; VALENZUELA, J. S.; SCULLY, T. R.; SOMMA, N. M.; BIEHL, A. Vínculos, creencias e ilusiones. La cohesión social de los latinoamericanos. Santiago: Uqbar Editores, 2008. p. 105-140. (Colección CIEPLAN).

VALENZUELA, S.; SCULLY, T.; SOMMA, N. (2008): Religión, identidad y orientaciones políticas. In: VALENZUELA, E.; SCHCARTZMAN, S.; VALENZUELA, J. S.; SCULLY, T. R.; SOMMA, N. M.; BIEHL, A. Vínculos, creencias e ilusiones. La cohesión social de los latinoamericanos. Santiago: Uqbar Editores, 2008. p. 141-160. (Colección CIEPLAN).

VERBA, S.; LEHMAN SCHLOZMAN, K.; BRADY, H. Voice and Equality. Civic Voluntarism in American Politics. Cambridge-London: Harvard University Press, 1995.

Publicado

2015-02-19

Como Citar

Fediakova, E. (2015). Ficar menos no templo e mais na rua: transformação do espaço evangélico chileno, 1990-2012. Estudos Ibero-Americanos, 40(2), 240–257. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2014.2.16699

Edição

Seção

Artigos