Contra a “avalanche dêsse género de literatura importada e de grande penetração popular”

Histórias em quadrinhos no Brasil, entre americanização e nacionalização (1960-1964)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2022.1.41528

Palavras-chave:

Brasil (1960-1964), Nacional-popular, Americanização, Quadrinhos (Brasil), CETPA

Resumo

A publicação de histórias em quadrinhos no Brasil consolidou-se durante os anos 1940 e 1950 a partir de editoras voltadas à produção e distribuição de revistas em quadrinhos. Uma das consequências desse cenário foi a manifestação de vozes críticas à presença dessa forma de expressão no Brasil. Mídia associada, então, aos Estados Unidos, os quadrinhos eram acusados de serem uma expressão alheia à cultura brasileira. Na esteira destas restrições críticas, seguiram-se reivindicações de artistas brasileiros que passaram a defender espaço no mercado de quadrinhos para criadores locais, exigindo que fossem valorizados temas e personagens associados à cultura popular e à história do Brasil. Tais movimentos se articularam em torno de associações de desenhistas, que avançaram na crítica ao imperialismo dos Estados Unidos e fizeram ecoar suas demandas junto a setores da imprensa e da classe política. O artigo descreve essa história, analisando a formação de associações de desenhistas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, suas repercussões no jornal Última Hora e o que consideramos como ápice deste movimento: a constituição de uma cooperativa de artistas de quadrinhos em Porto Alegre, entre 1961 e 1964 – a Cooperativa Editora e de Trabalho de Porto Alegre (CETPA). Analisamos essa história como um momento importante para a constituição – não sem percalços e tensões – de uma identidade cultural brasileira sobre os quadrinhos, inspirada, em grande medida, no estabelecimento de um contraponto crítico em relação aos comics dos Estados Unidos. 

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Biografia do Autor

Ivan Lima Gomes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, (PPGH-UFG), em Niterói, RJ, Brasil. Professor da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (FH-UFG), em Goiânia, GO, Brasil.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

Gomes, I. L. (2022). Contra a “avalanche dêsse género de literatura importada e de grande penetração popular”: Histórias em quadrinhos no Brasil, entre americanização e nacionalização (1960-1964). Estudos Ibero-Americanos, 48(1), e41528. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2022.1.41528

Edição

Seção

Dossiê: Políticas culturais: projetos, atores e circuitos