O Museu Regional do Iguaçu e suas audiências
narrativas institucionais e autobiográficas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.38899Palavras-chave:
História Pública, Audiências, Museus, Narrativas, AutobiografiaResumo
Este artigo examina as linguagens discursivas que o Museu Regional do Iguaçu construiu para si e para o seu público, associadas à preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Na segunda abordagem, são analisados os públicos das exposições museológicas nas redes sociais e formas de interação com o Museu Regional do Iguaçu. Partindo dos conceitos e práticas em história pública, o objetivo é contribuir para o planeamento de exposições e estudar a relação entre o acervo museológico e seus públicos.
Downloads
Referências
ANDREAS, Etges, IRMGARD, Zündorf, MACHCEWIC (eds.). In: History and Politics and the Politics of History: Poland and Its Museums of Contemporary History, International Public History, 2018. Available at: https://www.degruyter.com/view/j/iph.2018.1.issue-1/iph-2018-0006/iph-2018-0006.xml Access on: mar 13 2019.
ARTHIÈRES, Philippe. Le livre des vies coupables: autobiographies des criminels (1896-1909). Paris: Albin Michel, 2000.
BOLLO, A., MILANO, C. Da, GARIBOLDI, A., TORCH, C. Study on Audience Development. How to place audiences at the centre of cultural organizations: Final Report. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017.
________. Study on audience development. How to place audiences at the centre of cultural organisations: catalogue – case studies. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017.
BRUNO, Giuliana. Atlas of emotion: Journeys in art, Architecture, and Film. New York, New Left Books, 2018.
CAUVIN, Thomas. Public History: A Textbook of Practice. New York, Routledge, 2016.
CAUVIN, Thomas. Campo nuevo, prácticas viejas: Promesas y desafíos de la historia pública. Hispania Nova Revista de Historia Contemporánea, n. 1, p. 7-51, 2020. Available at: https://e-revistas.uc3m.es/index.php/HISPNOV/article/view/5365 Access on: may 7 2020.
CHANG, Man Yu. Sistema Faxinal: uma forma de organização camponesa em desagregação no Centro-sul do Paraná. Londrina: IAPAR, 1988.
CLAVERT, Frédéric & NOIRET, Serge (eds.). L’histoire contemporaine à l’ère numérique - Contemporary History in the Digital Age. Bruxelles: Peter Lang, 2013.
COPEL. Museu Regional do Iguaçu. Disponível em https://www.copel.com/hpcopel/hotsite_museu/ Access on: nov 20 2019.
COPEL. Museu Regional do Iguaçu (Folder). Curitiba, Copel, s.d.
COPEL. Relatório de Impacto Ambiental, Curitiba, MDK/ Cenco, 1987.
DALLET, Nancy. A Call for Proactive Public Historians, in: Art and Public History: Approaches, Opportunities and Challenges’, ed. Busch, Rebecca, and Paul, K. Tawny (New York: Rowman & Littlefield, 2017), 159-174.
DAUPHIN, Cécile. Les correspondances comme objet historique: un travail sur les limites. Societes & Representation, Paris, v 1, n. 13, p. 43-50, 2002.
DINIZ, Tânia Marcondes, KOBELINSKI, Michel. Análise antropológica sobre o modus vivendi da população ribeirinha localizada na área d influência do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Segredo, Curitiba: Copel, 1991/1992.
DONNELLY, Mark, NORTON, Claire. Doing history. London; New York: Routledge, 2011.
FALK, John H., DIERGING, Lynn. The museum experience revisited. New York: Routledge, 2016.
FOUCAULT, Michel. Des Espaces Autres. In: Dits et Ecrits. Paris, Gallimard, 1994, vol. IV, p. 752-762.
FOUCAULT, Michel. Discipline and Punish: the birth of the prison. New York: Vintage Books, 1995.
FOSTER, Meg. Online and Plugged. Public History and Historians in the Digital Age. Public History Review, v. 21, p. 1-19, 2014. ISSN: 1833-4989 Available at: https://epress.lib.uts.edu.au/journals/index.php/phrj/article/view/4295 Access on: June 10 2019.
FRANÇA, Georgeana Barbosa de. Barragens e barrageiros: um estudo sobre os processos de construção de identidades coletivas em uma área de empreendimentos hidrelétricos. 173f. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
FRISH, Michael. A shared authority: essays on the craft and meaning of oral and public history. Albany: State University of New York Press, 1990.
GOLDSTEIN, E. Bruce. Cognitive Psychology: connecting mind, research, and everyday experience. Boston, Thomson Learning, 2008.
GROOT, Jerome de. Consuming history: historians and heritage in contemporary popular culture. London/ New York: Routledge, 2016.
JANCOVICH, L. Breaking Down the Fourth Wall in Arts Management: The Implications of Engaging Users in Decision-Making. International Journal of Arts Management, 2016, 18 (1): 14-28.
_______. The participation myth. International Journal of Cultural Policy, 2014, 23(1), 107-121.
KING, Laura, RIVETT, Gary (eds.). Engaging People in Making History, Impact, Public Engagement and the World Beyond the Campus. History Workshop Journal, Volume 80, Issue 1, Autumn 2015, p. 218-233. Available at: https://academic.oup.com/hwj/article/80/1/218/664991. Access on: aug 10 2019.
KOBELINSKI, Michel. Lugares de memória pública e retóricas da identidade teuto-brasileira no Estado do Paraná (Séc. XX). Revista Maracanan, v.2, p. 63 - 89, 2020. Available at: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/download/47786/33867Access on: aug 12 2020.
________ Yes, we have it, An MA in Public History at Unespar. In: Bridging, The IFPH-FIHP blog. Available at: https://ifph.hypotheses.org/2652 . Access on: aug 10 2019.
_______. Análise antropológica sobre o modus vivendi da população ribeirinha localizada na área de influência do reservatório da Usina Hidrelétrica de Segredo (Relatório). Curitiba: Copel, 1921/92.
LAWS, Ana Luisa Sánchez. Panamanian Museums and Historical Memory. New York: Berghahn Books, 2011.
LEWIS, Michael, HAVINLAND-JONES, Jeannette, BARRETT, Lisa Feldman. Handbook of Emotions, New York: London, The Guilford Press, 2008.
LUCCHESI, Anita. Conversas na antessala da Academia: o presente, a oralidade e a história pública digital. História Oral, v. 17, n. 1, p.39-69, 2014. Available at: http://revista.historiaoral.org.br/index.php. Access on: feb 2 2019.
MARTIN, Daisy. Teaching, learning, and understanding of Public History in Schools as challenge for students and teachers. In: DEMANTOWSKY, Marko. Public History and School, International Perspectives. Berlin/Boston: Walter de Gruyter, 2018, p. 84-94.
MUSEU REGIONAL DO IGUAÇU. Museu Regional do Iguaçu/Iguassu Regional Museum. Reserva do Iguaçu. Facebook: Museu Regional do Iguaçu. Available at: https://www.facebook.com/Museu-Regional-
do-Igua%C3%A7u-Iguassu-Regional-Museum-239269876097397/ Access on: nov 20 2019
NERONE, Maria Magdalena. Terra de plantar – terras de criar – Sistema Faxinal: Rebouças – 1950-1997. 350f. Tese (Doutorado em História), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Assis, 2000.
NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. In: Revista Projeto História, v. 10, 1993, p. 7-28. Available at: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/12101 Access on: sept 9 2019.
REVISTA COPEL INFORMAÇÕES. Curitiba, Comunicação & Marketing, 1997.
REVISTA COPEL INFORMAÇÕES. Curitiba, Comunicação & Marketing, 1998.
REVISTA COPEL INFORMAÇÕES. Curitiba, Comunicação & Marketing, 2000.
RIZZINI, Carlos T., COIMBRA FILHO, Adelmar F., HOUAISS, Antônio (eds.). Brazilian Ecosystems. São Paulo: Index Editora, 1988.
WEBER, Max. General Economic History. New York, Collier Books, 1961.
XANTHOUDAKI, Maria, TICLE, Les, SEKULES, Veronica (eds.). Research in Visual Arts Education in Museums and Galleries: An International Reader, London, Springer Science+Business Media, BV, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Michel Kobelinski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.