UMA INCURSÃO PELA HEURÍSTICA: EM TORNO DA FALSIFICAÇÃO DE UM DOCUMENTO DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1984.2.30441Resumo
A partir de duas cópias de um mesmo documento, apresentando total divergência em dois capítulos, enquanto outros trinta e dois eram praticamente idênticos, apresenta-se um resumido estudo de crítica de integridade, apresentando-se, em anexo, as duas versões. O documento em questão é Uma Descrição do Rio Grande do Sul, datado de 1804, de autoria do Sargento-Mor Domingos José Marques Fernandes, e suas duas cópias encontram-se na Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul.Downloads
Referências
---
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1984 João José Planella

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.