Os Vandrés do sertão: música sertaneja, ufanismo e reconstruções da memória na redemocratização

Autores

  • Gustavo Alves Alonso Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.2.25062

Palavras-chave:

Música sertaneja, Ditadura, Redemocratização, Resistência

Resumo

A música sertaneja foi, em grande parte, embora não somente, marcada pelo apoio ao regime ditatorial inaugurado em 1964. Assim como a quase totalidade dos gêneros musicais brasileiros, muitos artistas sertanejos apoiaram ufanistamente o regime. Este artigo visa mostrar como os músicos sertanejos reconstruíram sua relação com a memória do período ditatorial, especialmente a partir dos anos 1980, quando se engajaram no processo de redemocratização, apagando laços com o passado apologeta. Mesmo fazendo tal percurso comum a quase totalidade da sociedade brasileira, os sertanejos não conseguiram ser vistos como artistas “politizados” e permaneceram com a pecha de “adesistas” por longos anos, tema que será problematizado neste artigo.

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Biografia do Autor

Gustavo Alves Alonso Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Professor efetivo da UFPE no Curso de Comunicação do departamento do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste/Caruaru. Doutor em Historia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor de "Cowboys do Asfalto: música sertaneja e modernização brasileira" (2015), tese publicada pela editora Civilização Brasileira. Fez doutorado-sanduíche na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris-França). Mestre pela UFF, a dissertação de mestrado foi publicada sob o título de "Simonal: quem não tem swing morre com a boca cheia de formiga", pela Editora Record em 2011. De 2014 a 2015 foi bolsista de pós-doutorado na Unisinos/RS. Em 2014 fez pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA). De agosto de 2012 a janeiro de 2014 foi bolsista de fixação de doutor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi professor temporário do Depto. de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre julho de 2011 e agosto de 2012. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, música popular, História Cultural e Cultura de Massa. Contato: gustavoalonsoferreira@gmail.com

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

Ferreira, G. A. A. (2017). Os Vandrés do sertão: música sertaneja, ufanismo e reconstruções da memória na redemocratização. Estudos Ibero-Americanos, 43(2), 458–471. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.2.25062

Edição

Seção

Dossiê: História, cotidiano e memória social: a vida comum sob as ditaduras no século XX