Padre Gay: um cônego ilustrado na campanha gaúcha
Resumo
O presente artigo é uma reflexão sobre o padre João Pedro Gay, que atuou em Alegrete e Uruguaiana, de 1848 a 1891, como sacerdote secular. A documentação utilizada faz parte dos seus registros pessoais, encontrados no arquivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Suas atividades foram diversificadas. Destaca-se seu exercício da homeopatia no interior do Rio Grande do Sul.Downloads
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.